A cidade de Santiago, no Chile, começou a receber os 566 novos ônibus Volvo para o sistema de transporte da cidade. Os chassis dos veículos foram produzidos nas fábricas de Curitiba e Borás, na Suécia, e as carrocerias foram fabricadas pela Marcopolo em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e pela Caio em Botucatu, em São Paulo.
São 473 ônibus convencionais e 93 articulados que serão operados pelas empresas RBU Santiago S.A. e Buses Alfa e Omega, do Grupo Metropol, dentro da Red Metropolitana de Movilidad, nome do sistema de ônibus de Santiago. As entregas fazem parte da licitação definida ano passado, a maior da América Latina nos últimos anos.
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Para chegar a Santiago os veículos seguiram em comboio atravessando os Andes pela famosa estrada de “Los Caracoles”, assim chamada pela longa sequência de curvas sinuosas na transposição de altitude na cordilheira que separa Argentina e Chile. A viagem tem mais 2,7 mil km, percorridos em dez dias.
Os 93 ônibus articulados são do modelo Volvo B8R articulado. É um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros e motor traseiro de 8 litros. Os demais 473 ônibus também são do modelo Volvo B8R com entrada baixa, só que na configuração convencional, para 78 ou 95 passageiros, dependendo da carroceria. Os veículos têm sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo Connect, serviço conectado de gerenciamento de zonas de segurança, dentre outros recursos avançados.
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