Ouça este conteúdo
O aumento de vendas por e-commerce na pandemia refletiu diretamente no setor madeireiro. Isso porque a grande quantidade de embalagens demandou das empresas de papel um aumento da produção. E a escala de crescimento chegou aos fornecedores de equipamentos necessários para a cadeia girar.
É o caso da Oregon Tool, líder mundial na produção de correntes e sabres para motosserras, com sede em Curitiba. A empresa viu o seu faturamento crescer 15% no período entre janeiro e setembro de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.
Segundo Fabio Nardelli, diretor de vendas e marketing da marca na América Latina, o crescimento permitiu que todo o setor se beneficiasse. Hoje, 60% do faturamento da Oregon Tool vem da indústria de papel e celulose.
“No Brasil, temos um número maior de indústrias ligadas a esse setor que, inclusive, foi importante para continuar a fornecer papel mesmo no auge da pandemia”, comenta Nardelli. Hoje, o Brasil representa 50% das vendas da Oregon Tool na América Latina.
A Oregon Tool está no Brasil desde o final da década de 1970. A fábrica de Curitiba é única fábrica de correntes instalada no Hemisfério Sul. A planta fabril exporta 65% da produção para países da América Latina, África e Ásia.
A Oregon Tool escolheu o Brasil devido à importância do país no setor florestal internacional, sendo uma das principais potências na produção e exportação de madeira, celulose e papel.
Em 2021, a companhia foi adquirida pela Platinum Equity e espera poder impulsionar a inovação e o crescimento global da marca.