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Fundada em 2002 em Londrina, no Norte do Paraná, a OrthoDontic se tornou a maior rede de clínicas de ortodontia do país e uma alternativa para serviços odontológicos para as classes C e D. Hoje, a empresa opera em 22 estados e mais o Distrito Federal com 320 unidades. Em 2021, o grupo teve faturamento de R$ 323,7 milhões, 9,9% superior ao registrado em 2020. Em 2022 a meta é chegar a um faturamento de R$ 355 milhões, 9,7% acima do obtido em 2021.
Até aqui em 2022, a rede inaugurou 29 unidades em Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro. A previsão é encerrar o ano com 45 unidades vendidas, totalizando mais dez inaugurações.
Especialista em ortodontia - modalidade que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada -, a OrthoDontic oferece outros procedimentos odontológicos e estéticos. Entre eles: facetas e lente de contato, clareamento dental, implantes e próteses, profilaxias(limpeza), raspagens e restaurações, recontorno estético, harmonização facial, entre outros.
“Além das questões estéticas, que levam muitas pessoas a buscarem atendimento, a conscientização da população a respeito da importância da saúde bucal contribui para a crescente demanda pelos serviços privados”, avalia Claudia Consalter, uma das sócias-fundadoras da OrthoDontic, que criou a empresa com os colegas do curso de odontologia Fernando Massi, Ana Lúcia Massi, Edmilson Pelarigo e Edilson Pelarigo.
“Todos nós tínhamos uma inquietação criativa e empreendedora muito forte. Queríamos ir além do modelo de atuação apresentado na faculdade. Quando percebemos que o mercado tinha um potencial enorme para ser explorado, decidimos nos juntar para fazer a diferença", conta o sócio Fernando Massi.
Tecnologia e melhor atendimento
A OrthoDontic soma cerca de sete milhões de clientes atendidos. O grande volume de pacientes demandou novas tecnologias para facilitar a comunicação com o público-alvo. Uma das principais inovações foi a assistente virtual Olivia, um chatbot que reduziu em até 85% os custos com atendimento na rede. E, também, contribuiu para tornar o contato com os clientes mais rápido e efetivo.
Na época, o chatbot praticamente triplicou o atendimento diário. Saiu de 600 pessoas no processo manual para cerca de 1.600 atendimentos por dia com a inteligência artificial.
Antes, a fila de espera chegava a ter 500 pessoas e podia levar até uma hora e meia para o atendimento. Hoje, é instantâneo e acontece em todos os horários, e soluciona dúvidas como contato da unidade, agendamento e reagendamento de consultas para manutenção e questões financeiras.
Franquias OrthoDontic
O modelo principal de negócio da OrthoDontic é a franquia. De todas as unidades, apenas três são próprias. O modelo contempla o diretor da unidade, que é o próprio franqueado, dois dentistas e profissionais que se dividem no setor de atendimento ao cliente, setor clínico e setor comercial. O espaço padrão dos consultórios é de 200 metros quadrados. Marca, layout da loja, cores, uniformes, produtos, preços e tipo de atendimento são iguais em todas as unidades.
Desde 2016, a OrthoDontic oferece o test drive, uma prática discovery day. A empresa apresenta o negócio para candidatos que passam pelo processo teórico e de apresentação antes de assinar o contrato. Esse procedimento é realizado nas unidades próprias da rede.
O interessado em investir numa franquia da OrthoDontic visita todos os setores para entender como funciona a rotina de um franqueado.
Os cursos para franqueados e gestores são ministrados presencialmente e na plataforma de ensino à distância. De janeiro a julho de 2022, 10.959 cursos foram concluídos na OrthoDontic.