O Paraná Banco, presente no mercado de crédito consignado, sobretudo em Curitiba, vem investindo em ações de sustentabilidade e governança para contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado.
Entre as iniciativas de meio ambiente, destaca-se a parceria do Paraná Banco com a Composta+, que auxilia no descarte correto de resíduo sólido na sede do banco. Houve um treinamento com os colaboradores e, em apenas três meses de vigência (janeiro a março de 2024), na sede da organização, que funciona com regime de trabalho híbrido, foram revertidos 0,74 tonelada de lixo orgânico em adubo orgânico.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Outra ação realizada junto à Composta+ foi a produção de estudos para ajudar o banco a estabelecer uma meta. Dessa forma, para este ano, o Paraná Banco fará a redução de 20% de CO2 em resíduos orgânicos e 5% em energia elétrica.
Em relação à reciclagem, em 2022, foram coletados 412,3 kg; e, em 2023, esse número triplicou, chegando a 1.224 kg. A sede da instituição conta ainda com a captação de água da chuva, com economia já contabilizada em 126 mil litros de água.
Em setembro de 2024, o Paraná Banco vai migrar para o mercado livre de energia. Em 2023, o consumo de energia elétrica foi de 309.450 Kw/h por ano (sede e lojas).
Após a conclusão do inventário de emissão de CO2 no primeiro trimestre de 2024, o banco plantou 649 mudas de árvores na cidade de Marabá Paulista (SP), por meio de parceiro externo.
Ações sociais no Paraná
Na área social são diversos projetos durante todo o ano conectando com toda a estratégia do banco. “No final do ano passado, em parceria com a ONG 5C de Paranaguá, realizamos uma ação voltada às crianças, levamos para a ilha de Piaçaguera presentes e fizemos um café da manhã com a comunidade”, explica a gerente financeira do Paraná Banco, Paola Portes.
Em 2023, houve a ação Volta às Aulas PB, que realizou a entrega de 160 kits escolares para instituições que atendem crianças e adolescentes carentes de Curitiba, Paranaguá e Matinhos. O calendário de ações incluiu ainda a campanha de inverno “Aquecendo Sorrisos”, que realizou a entrega de 230 cobertores ao Lar dos Idosos Recanto Tarumã. Por meio de destinação fiscal, o Paraná Banco apoiou ao Fundo do Idoso, com ajuda ao Hospital Santa Casa de Curitiba.
Nos próximos meses, a agenda continua com campanhas do Outubro Rosa, Dia das Crianças, Dia Internacional do Idoso, Novembro Azul e Natal. Atualmente, o banco está ajudando as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Joel Malucelli, que cedeu aeronaves e caminhões para levar os materiais arrecadados pelas empresas do grupo. Só no Paraná Banco, foram arrecadados mais de 2 mil itens, entre roupas de adultos e crianças, alimentos, brinquedos, água e alimentos não perecíveis.
Governança na pauta
Com aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em oito estados brasileiros, o Paraná Banco chegou à marca de seis anos com a conquista do selo Great Pleace to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil.
Entre os projetos nesse sentido, há o programa de serviço social e de assistência psicológica, com consultas on-line gratuitas, campanhas de vacinação para colaboradores e familiares e o Clube de Vantagens PB, que possibilita diversas parcerias para os colaboradores, como descontos em escolas de idiomas e instituições de ensino, além da PB Academy (universidade corporativa online) e o PBTalk, que traz especialistas do mercado para compartilhar conhecimento. No ano passado, foram mais de 4 mil horas de treinamento com a participação de 452 colaboradores.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast