• Carregando...
Milho
| Foto: Michel Willian/Arquivo/Gazeta do Povo

O Paraná lidera a passos largos a produção de milho orgânico no Brasil, de acordo com uma pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo, unidade da Embrapa em Sete Lagoas (Minas Gerais). De acordo com o levantamento, que mapeou dados do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, o estado concentra quase um terço dos produtores da variedade cadastrados no país: são 2.140 produtores, ou 31% dos pouco mais de 6 mil no Brasil. O Rio Grande do Sul, segundo no ranking, tem 16% da produção nacional.

Segundo a Embrapa, a produção se concentra principalmente nos municípios próximos de Curitiba, como Tijuca do Sul, Castro, Cerro Azul, Lapa e Rio Branco do Sul.

O milho orgânico, que difere dos convencionais pelo não uso (ou pouco uso) de defensivos e pelas técnicas de cultivo, ainda ocupa um espaço pequeno na produção brasileira, de menos de 1% as safra total. Mas em expansão. De 2019 a 2020, a produção cresceu 90%, segundo dados do setor levantados pela Embrapa.

Na avaliação do estudo, o Paraná se destaca na produção por motivos históricos, como incentivos públicos e privados nas últimas décadas. Houve também “estímulo à formação de profissionais para utilizar as técnicas adaptadas ou as tecnologias próprias para a produção orgânica”, descreve o levantamento. Além disso, a proximidade do estado com o principal mercado consumidor de orgânicos (regiões Sul e Sudeste) e a rede de cooperativas ajudaram na liderança paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]