Ouça este conteúdo
O Paraná sediará a primeira Academia Brasileira do Cavalo (ABC) do Sul do Brasil, uma escola especializada em cursos práticos e ensinamentos sobre equídeos, equoterapia e equitação. A abertura ocorre no próximo dia 19 de agosto, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
A área, com 300 mil metros quadrados, conta com pista coberta, pista oficial externa, 19 piquetes, hospedagem para até 30 pessoas, auditório, brete, cantina e restaurante. O local também oferece hospedagem e cuidado para proprietários de animais.
"O espaço surge para atender um público em ascensão, formado por Universidades e alunos de cursos de veterinária que não possuem campus com cavalos para aulas práticas, pessoas que querem exercer a profissão de domadores, tratadores, ferradores, auxiliares de veterinários. Além disso, temos um espaço destinado para cursos e treinamentos de atletas e apreciadores da equitação, bem como para os pacientes focados na equoterapia", explica o proprietário da ABC, Juarez da Fonseca.
Um dos coordenadores do projeto, João Victor da Fonseca Esmanhotto, explica que a ABC será uma escola que oferece cursos e programas livres em diversas áreas da equinocultura. "A ABC estará aberta a todos. Em mais de 90% dos nossos programas, a participação é livre, sem necessidade de qualquer pré-requisito. No entanto, teremos programas fechados para médicos veterinários, estudantes e atletas", reforça.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil possui a quarta maior tropa de cavalos do mundo. No país, estima-se que a equideocultura já movimente R$ 30 bilhões ao ano.