Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Oferta em Bolsa

Com mercado do saneamento aberto, paranaense Conasa pede registro de IPO

Conasa
Instalações da Conasa em Itapema, Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

Uma das grandes empresas do Paraná, a Conasa Infraestrutura, pediu registro para abrir suas ações em Bolsa (IPO, no jargão técnico). O pedido, feito na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), indica que a empresa de Londrina pretende saldar dívidas, aumentar a participação em licitações e realizar aquisições com o dinheiro levantado em sua possível venda de ações no pregão.

Atuante, sobretudo, em concessões públicas e parcerias público privadas de saneamento, iluminação pública e rodovias, a Conasa tem hoje como sócios um grupo de pessoas físicas e os fundos fechados de previdência Serpros e Igreprev Tocantins.

Perspectivas boas de negócios  

A Conasa Infraestrutura atua como uma holding de serviços de energia, rodovias e água e esgoto. No segmento do saneamento, por exemplo, a empresa já presta serviços em cidades de Santa Catarina (como Itapema) e São Paulo e em Maceió (Alagoas), onde toca um projeto de instalação de rede de esgoto para 130 mil pessoas. Com a aprovação do marco regulatório do saneamento, no ano passado, a perspectiva de novos negócios foi vista como promissora pela empresa.

“O marco regulatório veio para facilitar a abertura desse mercado que estava travado e com acesso restrito às empresa de capital privado. Ele coloca em condição de igualdade as empresas de economia mista [que têm participação estatal] e as privadas. A chance de participação é muito maior. Vai dar uma destravada no mercado e permitir uma avalanche de novas licitações”, disse o presidente da companhia, Mario Vieira Marcondes Neto, à coluna em outubro no ano passado.

O grupo emprega mais de 400 pessoas e captou, com investidores, mais de R$ 300 milhões em 2019, segundo relatório anual. No prospecto publicado pela CVM, a empresa indica ter tido receita líquida de R$ 108,9 milhões no primeiro trimestre -- um aumento de 52,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros