Livre de glúten, sal e vegano. Esse três fatores explicam porque o biscoito medicamentoso da Upvet - uma rede especializada em manipulação farmacêutica para animais de estimação - ajuda a aumentar em 40% o faturamento da rede no ano passado e bater a marca de R$ 12 milhões em entradas.
A especificidade do produto pode parecer, em um primeiro momento, coisa para um público ultra nichado, constituído de donos de pet “naturebas”. Mas a verdade é que mais do que saudável, a fórmula dos biscoitos é gostosa o suficiente para fazer cachorros e gatos ingerirem remédios e homeopatias como se fossem petiscos. E, principalmente, fazendo aumentar também a eficácia dos tratamentos.
Quem já sofreu para esconder um antibiótico no meio da ração ou cortou pedaços de embutidos para convencer, sem sucesso, o bichinho a engolir um anti-inflamatório, entende facilmente porque a empresa maringaense está faturando tanto.
O suficiente para manter filiais espalhadas principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país e inaugurar, no início desse ano, um novo modelo de franquias específicas para atendimento em shoppings centers.
“Pode parecer contraditório oferecer um alimento vegano para animais carnívoros, mas não estamos propondo que eles se alimentem exclusivamente dessa forma”, conta uma das fundadoras da empresa, a farmacêutica Patrícia Corazza.
“No começo estávamos desenvolvendo um produto para animais que possuíam intolerância a glúten e chegamos nessa base de biscoito que não tem nada de origem animal. Foi algo que o mercado demandou, tanto o público quanto os veterinários”, resume.
Com resultados de teste de aceitação pelos animais, superior a 80%, o biscoito vegano prova que também é lucrativo. Com um faturamento que pode chegar até R$ 90 mil por mês em cada filial e rentabilidade média de 20% a 30%, os empresários contam que o sucesso da rede está ligado ao respeito pelas características dos pets.
“Desde o shampoo com um ph ideal para os bichos até os petiscos que eliminam elementos agressivos como os corantes. O que sempre buscamos é melhorar a qualidade de vida e longevidade do animal”, explica Lisandro Corazza, também sócio da rede.
Expansão
“Temos uma visão de expansão para o Norte e Nordeste, dois mercados fantásticos e que tem muita carência desse tipo de serviço”, conta.
Até 2020, a ideia dos empresários é inaugurar outras dez lojas no país, tanto no modelo quiosque, quanto as farmácias. Além dos itens manipulados alopáticos e homeopáticos, a Upvet trabalha com florais, shampoos, perfumes e difusores, todos exclusivos para os animais. A empresa ainda testa - em seu primeiro quiosque instalado no Shopping Maringá Park - a venda de coleiras e acessórios em parceria com a marca FreeFaro.
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