Prestes a completar 40 anos, o personagem mais famoso do escritor e cartunista Ziraldo, o Menino Maluquinho, vai virar animação pela Netflix pelas mãos de uma empresa do Paraná. A ZAP – Ziraldo Artes e Produções – é resultado de uma amizade de mais de 30 anos entre o escritor e cartunista Ziraldo e o executivo de Marketing, Rogério Mainardes.
Formalizada há pouco mais de um ano, a empresa acolheu outro grande nome da comunicação do Paraná, o publicitário José Buffo. A ZAP foi criada com o objetivo de organizar e explorar todo o potencial econômico da obra do escritor, cartunista, chargista, pintor e jornalista brasileiro, que fará 87 anos em outubro. São quase 90 personagens ao todo. Mainardes conversou com o Paraná S/A sobre o a missão de “despertar a audiência para obra de Ziraldo” e o potencial de faturamento com o licenciamento da obra.
Como surgiu a ideia da criação da Ziraldo Artes e Produções?
A ZAP nasceu como fruto de uma grande amizade. Há muitos anos o Ziraldo me provocava para que eu usasse a minha experiência em Marketing e Comunicação para ajudá-lo a organizar sua obra e desenvolver o potencial econômico. Em 2018, resolvi idealizar a ZAP e iniciar aqui em Curitiba, à medida que me afastei da Direção Corporativa de Marketing do Grupo Positivo, uma carreira empresarial, buscando um novo desafio. Com a minha dedicação à coordenação geral da campanha eleitoral do hoje Senador Oriovisto Guimarães, o projeto foi adiado um pouco.
Então você já tinha contato com o Ziraldo?
Sim. Eu o conheci pessoalmente em 1988, quando ele criou a “Família Folhas” para o então Prefeito Jaime Lerner desenvolver o conceito de “Curitiba Capital Ecológica”, e a campanha memorável do “Lixo que não é Lixo”. Desde então, nos tornamos grandes amigos e parceiros em muitos trabalhos na área de Marketing Educacional. Eu o trouxe para a Editora Positivo e para a Positivo Tecnologia, onde ele atuou por mais de 20 anos. Além disso, tivemos sempre um grande diálogo e eu acompanhei muitas de suas iniciativas, como a reedição do PASQUIM, nos anos 90, e a criação da Revista Palavra. Sempre trocamos ideias inspiradoras. Muitas ainda nem saíram do papel.
Fizemos muitas coisas juntos, algumas ideias fizemos acontecer e outras não foram bem-sucedidas. Como ele mesmo me disse, ao encerrarmos um projeto que não deu certo, “tão importante quanto o destino é a viagem”. E nesta viagem de ideias e projetos nasceu uma grande amizade que agora se transformou em negócio também.
O que a ZAP faz? Tem os direitos sobre todas as obras do cartunista?
A ZAP é uma agência de licenciamento, produção e divulgação da obra literária e artística do escritor e cartunista Ziraldo e todos os seus personagens, que já somam mais de 85. Ziraldo e sua família passaram para a ZAP os direitos de comercialização e licenciamento das obras por ele criadas.
Qual o tamanho do acervo do Ziraldo?
O acervo é imenso. Dificilmente um artista ou escritor brasileiro teve tanta capacidade de produção. Na literatura são mais de 250 livros editados e publicados. Na produção artística seus desenhos são incontáveis, pois está com 86 anos e produzindo desde a sua infância. Seu pensamento se manifesta nos traços, charges e pinturas. Seus personagens ilustram histórias infantis, inúmeras obras literárias de outros grandes escritores e estão presentes em campanhas educativas e publicitárias há muitas décadas. Falar do acervo de Ziraldo requer um olhar sobre o ativista político, sobre o pintor, desenhista, chargista, escritor infanto-juvenil, jornalista e cronista. Um dos propósitos da ZAP é fazer a organização e potencialização de todo este acervo, que hoje se espalha por editoras, galerias e empresas em diversos países. Ziraldo é uma referência da literatura, cultura e design brasileiro.
Quem está à frente da ZAP?
A ZAP foi criada e é dirigida por mim e pelo publicitário José Buffo, o qual convidei para ser meu sócio e o seu diretor criativo. Buffo tem uma grande experiência, cultura e conhecimento da obra do Ziraldo, além da sensibilidade necessária para o desenvolvimento de projetos que exigem uma visão de marketing e propaganda, bem como a comunicação como um todo.
Como surgiu a parceria com a Netflix?
Sabíamos que tínhamos de “acordar a audiência” para a obra do Ziraldo, que ficou um pouco adormecida fora do meio educacional, no qual seus livros fazem grande sucesso. Tínhamos algumas propostas de emissoras de televisão em canais abertos, porém, era necessário o investimento na produção e isso dificultava as parcerias. Por meio da CHATRONE – produtora com experiências nacionais e internacionais, como a série GABY ESTRELLA e o longa THE BOOK OF LIFE -, chegamos à NETFLIX.
Foi um processo de aprendizado e muita negociação, tendo em vista a experiência da produtora e a dimensão do contrato que envolve o desenvolvimento de um produto que vai atingir mais de 190 países. Estabelecemos alguns pontos de extrema importância para o escritor e sua obra, que é a preservação dos valores educacionais e culturais que o personagem representa, e isto, de certa forma, fez com que demorássemos ainda mais nas negociações para realizar a parceria. Mas chegamos a um bom termo em que ficou bom para todos.
Qual o valor do contrato com a Netflix e o que ele prevê?
O contrato envolve um valor muito significativo com a “taxa de licenciamento”, royalties de licenças futuras no Brasil e no exterior e um investimento de produção na série de animação, com 26 episódios de 11 minutos. Infelizmente, por termos do contrato estes valores não podem ser divulgados. O que posso dizer é que o valor compreende números de produções do mais alto nível em parâmetros mundiais.
Na sua avaliação, qual o potencial do Menino Maluquinho?
O potencial do personagem é extraordinário, tendo em vista o grande sucesso editorial. Os seus livros já atingem oito milhões de exemplares vendidos e já foi traduzido para mais de 20 idiomas, entre eles o coreano e o árabe. Sabemos que o personagem não estava esquecido, apenas não se atualizou na imensa tecnologia disponível para outras plataformas. Ele é um sucesso editorial e figura na lista dos livros de ficção mais vendidos no país.
A parceria com a Netflix inclui apenas a série do Menino Maluquinho ou há outras obras em negociação?
Com a Netflix, o contrato firmado é para “O Menino Maluquinho e sua turma” e compreende o protagonismo do “Menino Maluquinho”, tendo como coadjuvantes todos os demais personagens que irão contracenar em suas aventuras. Estamos em negociação e disponibilizando outros personagens. A coleção de livros de grande sucesso chamada “Os Meninos dos Planetas”, criada por Ziraldo e lançada pela Editora Melhoramentos, também é uma obra com grande potencial para ser explorada.
Qual o potencial econômico estimado desta parceria que resultou na ZAP?
Num primeiro estudo econômico, ainda não considerando os royalties que poderão surgir do sucesso internacional que possa acontecer com a Netflix a nível mundial, o potencial é muito bom. As indústrias brasileiras estão descobrindo o poder do licenciamento, e a obra do Ziraldo é também conteúdo que pode ser associado às marcas, além da diversão e design.
Há negociações em andamento com outras empresas para licenciamento e merchandising de outras obras do cartunista? Qual o foco da ZAP?
O foco da ZAP é o licenciamento, porém, inicialmente, estamos também trabalhando na promoção da obra e reorganização de todo o universo de personagens criados por Ziraldo a fim de ver o potencial e adequação de cada um do ponto de vista mercadológico.
Quanto a ZAP projeta faturar com o licenciamento das obras, por exemplo?
Nosso estudo inicial, não considerando a entrada da Netflix e o sucesso desejado para a primeira série que pode representar royalties provindos de ações de merchandising internacional, é chegarmos, em 2021, com o faturamento do licenciamento nacional na ordem de R$ 12 milhões.
Qual o potencial deste mercado no Brasil?
O mercado de licenciamento no Brasil tem tido um crescimento exponencial e já beira a casa dos R$ 19 bilhões anuais. É considerado uma das ferramentas de marketing e vendas de maior sucesso. A comprovação está nas gôndolas dos supermercados e em todo o segmento do varejo, pois são muitos produtos que associam as suas marcas aos personagens do universo infanto-juvenil. A obra do Ziraldo tem o diferencial de conteúdo, com muita criatividade, inteligência e sensibilidade, levando educação, cultura e arte para as marcas que a ele se associarem.
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