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A Pastenina, restaurante curitibano que transformou o pastel em forma de capivara em símbolo da cidade, iniciou o processo de francishing e planeja abrir dez unidades até meados de 2025. Inicialmente estão previstas inaugurações nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, pela proximidade com a matriz e a possibilidade de melhor atendimento ao franqueado.
Os sócios desenvolveram dois modelos de franquia: o Smart, com área de até 40 metros quadrados, destinado a shoppings e centros comerciais; e o Standard, com espaço de até 80 metros quadrados, um catálogo maior de produtos (incluindo refeições), destinado a lojas de rua, que é o principal foco da expansão no momento.
"Por ter essa proposta turística, acreditamos que a rua faz muito sentido. Quando viajamos, a ideia é passear, conhecer pontos turísticos, parques, museus e o comércio local, especialmente aquele mais familiar. O shopping tem uma função muito forte no quesito vendas, devido ao número maior de pessoas, mas é na rua que a gente para, explora e se diverte", afirma o fundador da Pastenina, Alysson Wiinsch. Ele fundou a marca junto com o amigo Robson Pawlak.
Em 2023, com apenas uma unidade, a empresa faturou mais de R$ 1 milhão e pretende superar a marca de R$ 1,4 milhão este ano.