A Pastenina, restaurante curitibano que transformou o pastel em forma de capivara em símbolo da cidade, iniciou o processo de francishing e planeja abrir dez unidades até meados de 2025. Inicialmente estão previstas inaugurações nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, pela proximidade com a matriz e a possibilidade de melhor atendimento ao franqueado.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Os sócios desenvolveram dois modelos de franquia: o Smart, com área de até 40 metros quadrados, destinado a shoppings e centros comerciais; e o Standard, com espaço de até 80 metros quadrados, um catálogo maior de produtos (incluindo refeições), destinado a lojas de rua, que é o principal foco da expansão no momento.
"Por ter essa proposta turística, acreditamos que a rua faz muito sentido. Quando viajamos, a ideia é passear, conhecer pontos turísticos, parques, museus e o comércio local, especialmente aquele mais familiar. O shopping tem uma função muito forte no quesito vendas, devido ao número maior de pessoas, mas é na rua que a gente para, explora e se diverte", afirma o fundador da Pastenina, Alysson Wiinsch. Ele fundou a marca junto com o amigo Robson Pawlak.
Em 2023, com apenas uma unidade, a empresa faturou mais de R$ 1 milhão e pretende superar a marca de R$ 1,4 milhão este ano.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast