Dois municípios paranaenses da bacia leiteira dos Campos Gerais lideraram a produção de leite no Brasil em 2020, diz o IBGE. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada na quarta-feira (29), as cidades de Castro (campeã nacional com 363,9 milhões de litros) e Carambeí (vice-líder, com 224,8 milhões) produziram, juntas, 588,7 milhões de litros no ano passado, de um total de 35 bilhões no país todo.
O volume produzido pelas cidades paranaenses rendeu mais de R$ 1 bilhão à cadeia leiteira do Paraná, cerca de 12% de tudo que o estado arrecadou com o produto. Além de ajudar nos ganhos do setor produtivo local, Castro e Carambeí ajudaram o Brasil a bater um recorde no volume de leite produzido e no faturamento com o bem agropecuário.
Com o desempenho das cidades dos Campos Gerais e de outras bacias leiteiras do estado – a região Oeste é a produtora mais forte --, o Paraná, com 4,6 milhões de litros, se consolidou como segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais.
Não é a primeira vez que Castro lidera a produção nacional de leite, no entanto. A cidade vem ocupando a primeira posição no ranking desde 2018. Fatores como clima, pastagem e, principalmente, investimentos em tecnologia explicam a forte produtividade no município de 72 mil habitantes e vocação clara para a produção de leite.
É da cidade uma das maiores cooperativas do Paraná, a Castrolanda. No primeiro semestre deste ano, a empresa reportou faturamento de R$ 2,6 bilhões, um número 35% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e um recorde no seu histórico semestral.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast