A Posigraf, empresa curitibana do Grupo Positivo, tem mais de 40 anos de história. E acredita que essas décadas caminhadas, somada a sua expertise no varejo, podem contribuir com seus clientes além das impressões gráficas. Crente nesta estratégica, recentemente, a companhia lançou um novo departamento, o PosiSIM.
Tudo começou com a implantação de um software de geoprocessamento que tinha por objetivo orientar os clientes sobre o lugar correto onde eles deveriam fazer a distribuição de seus impressos, lá em 2013. Hoje em dia, o serviço vai além e funciona como uma consultoria de mercado, deixando ainda mais eficiente a função dos tabloides e flyers.
A equipe da PosiSIM, de cinco pessoas, já tem dado resultados. O faturamento da área, que era nulo se comparado a outros setores da Posigraf, em um ano, cresceu. A projeção é que termine 2019 sendo responsável por 2% do faturamento da empresa. O grupo multidisciplinar tem profissionais de publicidade, redação e engenharia cartográfica – para análise de dados técnicos.
“Somos uma empresa que preza pelo relacionamento muito próximo ao cliente. E vimos essa demanda despontar nos nossos atendimentos. Deixamos de ser apenas uma ferramenta de marketing e passamos a assumir também as estratégias”, explica Karinna Morais, coordenadora de marketing.
“Desde 2017 começamos a fazer uma entrega mais completa. Até 2018 fazíamos esse serviço somente internamente. E agora, em 2019, estamos expandindo, absorvendo novas oportunidades”, disse.
Serviços
O pacote de serviços, que garante a retenção dos clientes, envolve um entendimento das necessidades do cliente, como uma área de inteligência do mercado. É feita uma pesquisa de tendências – com recolhimento de dados a campo, que identifica se o formato e a periodicidade do tabloide agradam e se a informação é eficaz -; também um mapeamento de público; a confecção dos materiais gráficos e um estudo de distribuição dos impressos, direcionando-os para quem o cliente busca atingir.
“Nossa entrega, inclusive, é auditada”, falou Karinna. É que o controle da distribuição do material é registrado pelo departamento. Tudo isso por um aplicativo de uso interno da equipe. Os dados são informados ao cliente.
App evita desperdício
“Não fazemos a panfletagem, que quase sempre é terceirizada. No entanto, criamos um app que nos permite entender se ela está sendo eficaz ou se muito material está se perdendo. Foi uma necessidade que surgiu com o feedback dos próprios clientes que, por muitas vezes, nos enviavam fotos de materiais descartados”, explicou.
Pelo app de geolocalização a equipe cadastra os pontos onde o material gráfico deveria ser entregue, faz uma visita técnica de confirmação, e sobe as informações no sistema.
A proposta do PosiSIM vem sendo apresentada em feiras e eventos de varejo pelo Brasil, como um case da Posigraf. De acordo com a equipe, a taxa de retorno é bastante positiva, chegando a quase 40% a resposta dos leads – potenciais clientes que se interessam pelo serviço.
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