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A Posigraf recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o Selo Clima Paraná. Neste ano, a empresa foi reconhecida na categoria mais alta, "Mercado Externo A", alcançando a neutralidade de carbono para os escopos 1 e 2.
Além disso, a gráfica do Grupo Positivo recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. Esse reconhecimento destaca organizações que demonstram compromisso sólido e transparente na redução das emissões de GEE. O Selo Ouro, do Programa Brasileiro GHG Protocol, é concedido apenas a empresas que apresentam um balanço completo e rigorosamente auditado de suas emissões de GEE.
“Isso não só valida o compromisso da Posigraf em minimizar o impacto ambiental, como também destaca o papel essencial da empresa na disponibilização de dados de emissões confiáveis e acessíveis à sociedade. Essa conquista demonstra que a excelência em produção gráfica e a responsabilidade ambiental podem andar de mãos dadas”, ressalta a analista de Meio Ambiente da Posigraf, Taís Àraujo.
De acordo com a especialista, a gráfica possui uma longa trajetória de diversas iniciativas em andamento para contribuir com um futuro mais sustentável. "Há 20 anos, a Posigraf deu um importante passo integrando a biodiversidade ao negócio, destinando quase R$ 2 milhões para a manutenção da Mata do Uru, uma área prioritária para conservação inserida no bioma Mata Atlântica. No pilar de governança, divulgamos o 9.º inventário de GEE, seguindo as diretrizes do Programa GHG Protocol", destaca.
Em 2000, a Posigraf foi umas das primeiras gráficas do país a receber a certificação ISO 14001 e, em 2003, foi pioneira também em integrar a conservação da biodiversidade ao negócio, com a adoção da Mata do Uru. Em 2008, a empresa deu início ao monitoramento das emissões de GEE e à compensação por meio do Selo Carbono Zero. Na década seguinte, no ano de 2014, a gráfica publicou suas emissões de GEE no GHG Protocol, e foi a primeira empresa brasileira a conquistar a Certificação LIFE. Apenas três anos depois, recebeu o Selo Clima Paraná. Em 2022, a Posigraf atingiu mais um marco ao tornar-se a primeira gráfica do setor de impressão de revistas e livros a adotar a prática de Aterro Zero, eliminando o envio de resíduos para aterros sanitários.