Junta Comercial de Curitiba: cidade é a segunda mais rápida das capitais no processo de abertura de empresas.| Foto: ANDRE RODRIGUES/Gazeta do Povo/ Arquivo
Ouça este conteúdo

O Paraná é o segundo estado mais rápido para se abrir uma empresa. Com destaque para as cidades de Curitiba, Pinhais, Foz do Iguaçu e Sarandi.

CARREGANDO :)

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná

O Mapa das Empresas, ranking do Ministério da Economia que disponibiliza informações a quem quer empreender, aponta que nos quatro primeiros meses de 2022 a abertura de um CNPJ no Paraná levou em torno de 18 horas.

Publicidade

O levantamento calcula o tempo da análise de viabilidade (quando o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido) e da etapa do registro (fase em que a Junta Comercial fornece o contrato social e o CNPJ gerado pela Receita Federal).

O Paraná empatou com o Distrito Federal e ficou atrás somente de Sergipe, que leva em média 15 horas para a abertura de uma empresa. O estado mais lento é a Bahia, que leva em média 3 dias e 17 horas para emissão de um CNPJ.

Curitiba

Já entre as capitais, Curitiba é a segunda mais rápida na abertura de empresa. A capital paranaense leva em média 11 horas para emitir um CNPJ. A marca é 18 horas menor do que o tempo médio da cidade no primeiro quadrimestre de 2021.

O tempo de abertura de uma empresa em Curitiba é 72% mais rápido do que a média brasileira de 1 dia e 16 horas. A capital paranaense fica atrás apenas de Aracaju (SE), que registrou média de 8 horas para a abertura de uma empresa. A capital mais lenta de todas é Salvador, na Bahia, com média de 4 dias e 18 horas para abertura.

Pinhais

Pinhais ocupou o topo de todos os municípios brasileiros no tempo de análise da viabilidade da empresa. A cidade na Região Metropolitana de Curitiba leva apenas 20 minutos para avaliar se o estabelecimento requerente pode se estabelecer no endereço indicado.

Publicidade

Das cinco cidades mais rápidas nessa fase da abertura de uma empresa, quatro são paranaenses. Além de Pinhais no topo, Curitiba ocupa a terceira posição com média de 35 minutos, Foz do Iguaçu é a quarta com média de 44 minutos e Sarandi, no Noroeste do estado, vem na quinta colocação com 56 minutos. O município com a análise de viabilidade de empresa morosa é é Pirassununga, no interior de São Paulo, com média de 5 dias e 16 horas.