A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, maior fabricante de medicamentos genéricos do Brasil, com sede em Toledo, no Oeste do Paraná, está iniciando a construção de sua nova unidade, que vai garantir o aumento da produção em 40%, consolidando sua liderança no mercado. A nova unidade terá 11 mil metros quadrados e capacidade de produção de 3,6 bilhões de doses terapêuticas por ano.
Com a conclusão, prevista para início de 2023, a produção da indústria chegará a 17 bilhões de doses por ano.
O novo prédio faz parte de um investimento que começou no ano passado e deve se estender por mais dois anos, totalizando R$ 650 milhões. Parte desse montante foi já investido em 2020 na compra de equipamentos de última geração para a modernização da planta atual e na construção do centro de distribuição, recém concluído. Além da ampliação das instalações e novos equipamentos, há investimento também em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
“Nosso gargalo para crescer é produtivo. Com o nosso centro de pesquisa, o desenvolvimento de novos produtos têm sido acelerado e com isso ganhamos mercado, o que acaba demandando um volume maior de produção”, informa Eder Maffissoni, diretor-presidente da empresa. “No ano passado, mesmo no cenário de crise, não deixamos de investir”, observa.
O executivo conta que até 2010, a Prati-Donaduzzi, que tem 27 anos de fundação, atendia prioritariamente o governo. Era do setor público que vinham 85% da receita. “De lá para cá, ampliamos nosso mercado e hoje as vendas governamentais representam 45% do total. Estamos focando também no varejo, mas sem perder a liderança no canal governo”, pontua.
Hoje a indústria tem uma gama de 460 produtos, especialmente analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e remédios para controlar diabetes, pressão alta e obesidade.
Testes com canabidiol devem ser concluídos no final do ano
A Prati-Donaduzzi foi a primeira indústria farmacêutica a tornar o tratamento com canabidiol de produção nacional uma realidade. Os estudos começaram há sete anos e evidenciam a eficácia no tratamento da epilepsia refratária (aquela em que o paciente não responde a outros tratamentos). “O paciente não tem mais crises e pode passar a ter uma vida social normal”, afirma o presidente da empresa. O produto também é indicado para autismo, doença de Parkinson e Alzheimer.
A indústria farmacêutica esclarece que o lançamento no mercado foi possível porque a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 327/2019) da Anvisa criou uma nova categoria de produtos no Brasil, os produtos de Cannabis. “Atendendo rigorosamente a esta nova legislação, o primeiro e único produto que recebeu autorização sanitária pela Anvisa no Brasil foi o Canabidiol Prati-Donaduzzi”, informa a empresa.
De acordo com a Prati-Donaduzzi, é importante destacar que esse não é considerado medicamento e sim um produto que foi disponibilizado no mercado. É a versão do medicamento que está em estudo há sete anos em parceria público-privada com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).
A partir da conclusão dos estudos, o que é previsto para final deste ano, a Prati-Donaduzzi colocará no mercado o Myalo, o medicamento à base de canabidiol, que está em estágio final do estudo clínico. O medicamento depende agora da conclusão das pesquisas para o devido registro junto à Anvisa. A previsão de lançamento é para 2022. A matéria-prima empregada na produção do medicamento será de origem vegetal e importada da Europa.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast