Os novos negócios no Brasil está sendo liderados pelas mulheres. Este dado vem da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, realizada em 2018, coordenada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). Entre 2000 e 2014 o número de mulheres empresárias cresceu 34% e mais da metade, 51%, das empresas que surgiram no país foram fundadas por mulheres.
Para reconhecer a força feminina frente aos negócios o Sistema Fecomércio Paraná e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) vão entregar no dia 30 de março o Prêmio Mulher Empreendedora. São 20 as empresárias de Curitiba e Região Metropolitana que participarão do evento e que serão premiadas, por indicação das 21 Câmaras da Mulher existentes no Paraná.
A grande vantagem das mulheres é justamente admitir que ainda não dominam todos esses assuntos e, por isso, correm atrás
Além da premiação, acontece a partir da sexta (29), o encontro de mais de 400 mulheres de negócios de todo Paraná que irão participar de atividades que têm por objetivo promover a troca de experiências entre as empreendedoras. O encontro é, também, referente às comemorações ao Dia Internacional da Mulher e acontece no Sesc Caiobá, em Matinhos, litoral do estado. A empresária escolhida para ser premiada por Curitiba é Andreia Berté, coaching, analista comportamental, sexóloga e educadora sexual. “As mulheres são empreendedoras por natureza e estão avançando inclusive para segmentos onde antes os homens eram a maioria, como tecnologia e engenharia, por exemplo”, comenta Luciana Burko Maciel, presidente da CMEG Curitiba.
Luciana destaca que, ainda assim, os desafios para quem quer empreender são muitos. “O Brasil passa por um momento de reorganização financeira e estrutural. Temas como as reformas trabalhista, tributária e da Previdência precisam fazer parte da rotina do empresariado, independentemente de gênero. A grande vantagem das mulheres é justamente admitir que ainda não dominam todos esses assuntos e, por isso, correm atrás”, analisa.
LEIA TAMBÉM >> Boticário Lab é o novo conceito de loja da maior rede de franquias do mundo
LEIA TAMBÉM >> Apostando no design autoral, marcas curitibanas conquistam consumidores por todo o país