Com dois prêmios e uma menção honrosa, o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) foi destaque na 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável – que reconhece ações de impacto na sociedade –, realizada na última quinta-feira (6). Os projetos Televisando e Impulso foram vitoriosos nas categorias Empreendedorismo Educacional e Empreendedorismo Social, respectivamente. Também do grupo, o Ler e Pensar recebeu menção honrosa em Empreendedorismo Educacional.
O Televisando é desenvolvido pela RPC/Instituto GRPCOM e tem apoio de agentes públicos de educação. Por peças de tevê, a ação propõe reflexão e iniciativas que contribuam com a formação crítica de alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná. É um projeto que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar.
O Impulso, por sua vez, busca oferecer ferramentas e capacitação para incentivar o voluntariado. O objetivo é fortalecer o terceiro setor. O projeto consegue fazer, por exemplo, o diagnóstico de uma sociedade civil e indicar caminhos para que ela seja mais eficiente.
Um dos projetos mais conhecidos do GRPCOM, o Ler e Pensar estimula a leitura e promove o pensamento crítico de professores e alunos de escolas públicas do Paraná. Usa os jornais em sala de aula para fazer os estudantes refletirem sobre a realidade que os cerca.
Segundo Ana Gabriela Borges, superintendente do Instituto GRPCOM, os projetos “têm como essência a alfabetização midiática, a leitura, a cidadania e o debate sobre temas socialmente relevantes”. “Queremos formar pessoas mais críticas, participativas, que compreendam sua realidade e interajam de forma responsável”, diz.
“Para nós, foi uma grande honra estar entre os projetos de destaque na área social e educacional, que são também as duas áreas em que o Instituto GRPCOM atua há 19 anos. O reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo e também reforça uma grande responsabilidade de continuar entregando projetos de excelência à comunidade”, destaca a profissional.
O GRPCOM desenvolve atualmente nove projetos, sendo cinco na área de educação, realizados em escolas públicas de todo Brasil, e quatro na área social, prioritariamente voltados ao fortalecimento das organizações do Terceiro Setor.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast