Em pouco mais de duas semanas, no dia 6 de fevereiro, o Isae Escola de Negócios, de Curitiba, realiza a premiação da 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. O evento, que já é tradicional no calendário da cidade, visa reconhecer ideias e iniciativas de conscientização e sustentabilidade.
Para sua edição 2020, a premiação selecionou finalistas entre 84 projetos inscritos de todo o país. São ações como o Good Truck – uma projeto social de chefs de Curitiba que usam ingredientes excedentes de feiras para preparar refeições para pessoas em situação de rua – e o Tampinha do Bem – projeto em que voluntários arrecadam tampinhas e embalagens para revender a recicladores e usam a verba para castrar animais de rua.
São quatro categorias: Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo Econômico e Empreendedorismo Educacional. O Prêmio Ozires Silva (o nome é em homenagem a um dos grandes empreendedores do Brasil, o paulista Ozires Silva, que é um dos criadores da Embraer) ainda divide os projetos pelo seu porte.
Confira a lista dos finalistas:
Graduação: Reutilização de resíduos de pedras ornamentais; Sustentabilidade na construção civil: Uso de resíduos de construção; InPakta; Projeto Acolhida; Programa Crescer; Amet; e Construção de casas emergenciais com blocos celulares.
Médio Porte: Plantio Online; Programa Avançar; Ler e Pensar; RPC Game; Televisando; Autoestima e Empoderamento por meio da Sustentabilidade; Coral Rouxinol; Projeto Agentes de Proteção; e Somos todos Unilehu.
Médio-Grande e Grande Portes: Corredor Ecológico; Dana - Borracha 100% reciclada; Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil no Maior Hospital de Minas Gerais; Projeto GOTA – SENAI GAMA-DF; AbeLinhas do Conhecimento: conscientização ambiental nas escolas municipais de Curitiba; Casa Inteligente – Senai 4.0; EMM - Espaço Matemática Maker; AMPLIAR; Programa 1.000 Mulheres - Construindo Negócios de Impacto Social; Educar para Transformar; e Quero-colo.
Micro e Pequeno Portes: Curso de Mecânica Básica de Bicicleta; Programas Nacionais de Coleta e Reciclagem; Bendita.Co - Espaço de desenvolvimento do artífice; ARIGAF - Transformando o Futuro; Desafio Zero Descartável; Empreendedorismo Sustentável – da teoria à prática; Jornada Exponencial; Casa Malice – Acolher, Manter e Proteger; Coworking Social Y; Programa Impulso; e Projeto Legado.
Pessoa Física: Mili-Eco - Reciclagem de fardamento militar - pela paz e sustentabilidade; Tampinha do Bem - Curitiba; Música é Esperança; Qual o valor da água para você?; Trabalhando as habilidades socioemocionais através da literatura; Conexão Rosa Guarapuava; e GoodTruck Brasil.
Pós-graduação: Efetividade de estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem; Vivência Digital e inclusão social - a vida online em Querência do Norte-PR; e Oficinas com jogos de tabuleiro modernos para idosos com depressão.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião