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A Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo, Oeste do Paraná, comemorou a participação, pela primeira vez, na Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper). Dentro do Espaço Paraná Cooperativo, a cooperativa pôde expor seus produtos de marca própria e já projeta ocupar espaço nas gôndolas de supermercados por todo o país.
O mix de produtos da Primato é composto de mais de 90 opções, mas até então estava restrito ao supermercado da cooperativa e às lojas agropecuárias da região de Toledo. Entre os destaques da marca estão as conservas, líderes de venda, doce de leite, sorvetes, erva-mate e até ração para cães e gatos.
Presidente quer ampliar presença nos varejistas
Os produtos de marca própria representaram, em 2021, um faturamento de R$ 18 milhões para a Primato. Para o presidente da Primato, Anderson Léo Sabadin, participar da Mercosuper foi uma oportunidade para pavimentar o caminho da marca para fora dos limites do Oeste do Paraná, e assim ampliar esses resultados.
“O convite para participar da Mercosuper veio num momento oportuno em que iniciamos a distribuição no varejo do mix de produtos com marca própria, que eram apenas comercializados na rede de supermercados da cooperativa e no empório Casa Vergara, e agora vão poder chegar às gôndolas de outras redes varejistas do país. A presença na Feira favorece o relacionamento com as redes de supermercados do Paraná e de outras regiões do Brasil. Atualmente, o varejo responde por 25% do faturamento da Primato. No planejamento da cooperativa, temos como objetivo performar ainda mais e ampliar este percentual”, comentou.
Marca leva produtos dos cooperados às prateleiras
O movimento de expansão será calcado nos itens produzidos pelos próprios cooperados da Primato, como explicou Tatiane Marise Piazzetta, do departamento de compras da cooperativa. “Temos hoje o leite integral, o queijo colonial e a carne suína temperada que são produtos das propriedades dos nossos cooperados. Nós pegamos esse produto in natura, levamos para a indústria e colocamos à venda no supermercado. É um sentimento muito forte de pertencimento”, disse, reforçando o orgulho dos cooperados em verem seus produtos à venda nos supermercados.
O objetivo da Primato para 2022 é tornar a marca da cooperativa mais conhecida e ofertar todos os produtos às redes de varejo. Para isso, foram definidas três etapas no planejamento da cooperativa. “Neste primeiro momento, vamos construir caminhos para a distribuição no varejo regional. A segunda fase será a expansão para o território nacional. Por fim, vamos chegar ao mercado internacional. As três frentes serão realizadas paralelamente e até o fim do ano teremos grandes resultados”, comentou Juliano Millnitz, gerente de industrialização da Primato.