A Expresso Princesa dos Campos (EPC) - empresa paranaense com mais de 87 anos de atuação nos segmentos de transporte de passageiros e encomendas - acaba de anunciar o investimento de R$ 3 milhões para geração de energia solar em quatro cidades paranaenses. Para isso, a companhia adquiriu 1,3 mil placas solares e 15 inversores que serão distribuídos em cinco usinas fotovoltaicas. Os equipamentos estão sendo implantados nos terminais de cargas e garagens das unidades do grupo em Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Guarapuava. No total, além de abastecer as garagens e terminais das unidades da Expresso Princesa dos Campos, 38 unidades consumidoras também receberão o excedente de energia fotovoltaica produzida nesses locais.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
O investimento faz com que a companhia seja a primeira do segmento do transporte rodoviário de passageiros e cargas no Brasil a ser autossuficiente na geração de energia limpa.
A estimativa é de que 1 milhão de kWh seja produzido todos os anos nas usinas fotovoltaicas. Essa quantidade de energia é suficiente para abastecer aproximadamente 600 residências familiares. A energia limpa equivale, também, a uma redução de 2,6 toneladas de carbono no meio ambiente em um total de 20 anos.
Foco na sustentabilidade
O investimento da Expresso Princesa dos Campos faz parte de um plano de ações voltados para a sustentabilidade. Em 2021, a empresa foi pioneira na realização de testes em viagens intermunicipais com ônibus elétricos. Neste ano, a companhia colocou um veículo 100% elétrico para entregas de encomendas na região de Curitiba.
“A Princesa dos Campos está se preparando para os desafios do futuro e acompanha as tendências da atualidade. Nosso objetivo é aliar energia limpa e sustentável com mobilidade, contribuindo com o meio ambiente. E, consequentemente, com a qualidade de vida da população”, ressalta o CEO da EPC, Gilson Barreto. A Princesa dos Campos transporta, anualmente, 5 milhões de passageiros e realiza 1,5 milhão de entregas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast