Uma empresa paranaense quer ser uma das pioneiras na eletromobilidade brasileira. Nesta semana, a viação Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, iniciou testes com um ônibus intermunicipal 100% elétrico e produzido no Brasil. Atualmente, os veículos eletrificados desse porte que rodam no país são importados.
Com diversas empresas trabalhando em automóveis elétricos de pequeno porte, esse segmento ainda carece de iniciativas com grandes veículos, que são mais caros e exigem mais investimentos. Somente recentemente a Volkswagen indicou que fabricará caminhões elétricos em solo nacional, bem como a Mercedes-Benz anunciou que fabricará ônibus rodoviários elétricos em série no país a partir do ano que vem.
O projeto da Princesa dos Campos é em parceria com a fabricante de baterias e chassis veiculares BYD (que tem três plantas no Brasil) e com a fabricante gaúcha de ônibus Marcopolo.
O modelo de ônibus elétrico do grupo consegue solucionar um dos grandes entraves que seguravam esse mercado: o da autonomia. O veículo, com 44 assentos, é capaz de rodar 300 quilômetros sem precisar de recarga. Com isso, o veículo será testado no trecho Curitiba-Ponta Grossa, um dos mais tradicionais da Princesa dos Campos.
Segundo as empresas parceiras, o modelo, chamado de BYD D9F, pode ser recarregado em um período de até quatro horas. Como a infraestrutura ainda é precária para veículos elétricos no país, a ideia é que a recarga ocorra nos pátios da empresa.
A aposta faz parte de um movimento global por novas matrizes para a mobilidade urbana. Embora sejam até três vezes mais caros do que os veículos a diesel, os elétricos são menos poluentes e podem compensar economicamente no longo prazo, já que costumam ter manutenção mais simples.
Os testes do veículo da Princesa dos Campos serão realizados pelos próximos 90 dias.
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