Nesta terça-feira (6) acontece em Curitiba o lançamento do projeto “Eu já fui uma persiana”, uma parceria entre o Grupo Supera, da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), e a empresa Sunshine, para a reutilização de retalhos de tecido oriundos de seu processo de fabricação de persianas e cortinas.
O material de upcycling - reuso de insumos que não tem mais valor comercial - é doado para um grupo de 12 profissionais em situação de vulnerabilidade social e transformado em 27 produtos diferentes, entre eles ecobags, estojos, nécessaires, marmiteiros e bolsas. Hoje (6) será a primeira vez que as peças de design serão apresentadas ao mercado. O evento acontece em Curitiba, na Rua Professor Doracy Cezzarino, 328, a partir das 16h.
“Quem produz as peças são refugiados, ex-detentos, jovens em sua primeira formação profissional, idosos e ex-moradores de rua”, explica a gerente comercial da Sunshine, Claudia de Figueiredo.
“Além de minimizar o impacto ambiental, reaproveitando retalhos de tecido que seriam descartados, estamos falando em estimular o consumo consciente, fomentando a economia local, capacitando pessoas, gerando emprego e renda, sem alimentar o consumo exacerbado dos recursos naturais”, comenta.
Como exemplos de sucesso na produção, as criadoras do projeto citam haitianos que hoje utilizam a renda da costura para enviar dinheiro a família e jovens aprendizes, que iniciaram as atividades fazendo revisões básicas e limpeza, e hoje são considerados destaques em acabamento das peças.
ClaritáEco
Desenvolvendo a linha batizada de ClaritáEco desde fevereiro, o projeto “Eu já fui uma persiana” agora está buscando parceiros para revender as peças aos consumidores finais. Os produtos tem design assinado por Rafael Fagundes, que integra o Supera, desde 2016. O carro-chefe da linha são os sete modelos diferentes de ecobags . Os produtos serão comercializados aos revendedores por preços que variam entre R$ 13 e R$ 117.
Após o lançamento, os produtos também estarão à venda na loja virtual da Supera e no showroom da fábrica Sunshine.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast