A UltraCheese, queijaria detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy, registrou faturamento de R$ 700 milhões em 2021, o maior desde a sua criação. No Brasil, 6,8% do mercado total de queijos é formado pela categoria de queijos especiais.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
O Paraná, especificamente, representa para a Cruzília um mercado de 7,5% de vendas na categoria. A participação da marca triplicou no estado nos últimos dois anos. Atualmente, a Cruzília atende mais de 1,2 mil de clientes somente no segmento de queijos especiais.
"Temos uma carteira baseada nas grandes redes varejistas e concentrada na região metropolitana de Curitiba e grandes centros como Londrina, Maringá, Cascavel. Com o aumento da demanda do consumidor brasileiro por queijos especiais, o plano da Cruzília é expandir a área de atuação para o pequeno e médio varejo, alcançando, assim, outros municípios", afirma Edson Martins, COO da UltraCheese.
De acordo com Martins, os resultados vieram por vendas recordes de todas as marcas que compõem o portfólio. “Os números vieram dentro de um cenário de queda de captação de leite enfrentado pelas indústrias de lácteos, caracterizado pela redução de 10,3% na aquisição de leite cru em comparação ao primeiro trimestre de 2021. Tivemos, ainda, efeitos climáticos influenciados pela La Niña, e os maiores preços de leite da história do Brasil no primeiro semestre. E há uma pressão muito grande de margem em virtude dos custos de frete, insumos e embalagem”, analisa o COO.
Eficiência na cadeia produtiva
Para alcançar este resultado, a empresa procurou ampliar a eficiência na cadeia produtiva, readequou o mix de acordo com a realidade de mercado e novos hábitos de consumo, revisou o portfólio, criou novos formatos de embalagem. “Também adequamos as categorias aos canais de venda, retiramos produtos de linha, fizemos treinamentos dos funcionários dos pontos de venda e investimos em abordagem e degustação”, completa o COO.
Outra iniciativa do grupo foi o Plano de Originação. A ideia é aproximar a indústria dos produtores de leite, com diversos projetos para melhoria da qualidade da matéria-prima e desenvolvimento sustentável das propriedades.
Para seguir acelerando o crescimento, a UltraCheese planeja transformar as unidades fabris em centros de especialidades. E também habilitar para exportação as unidades de Cruzília/MG e Trindade/GO.
Prêmios internacionais queijaria UltraCheese
No que diz respeito ao consumo de queijos especiais, há uma enorme fatia de mercado para explorar. De acordo com Edson Martins, o consumo anual de queijos pelo europeu é de 25kg. Já no Brasil, o consumo é de R$5kg/ano. “Estamos trabalhando para ampliar o conhecimento sobre queijos finos, incluindo nas classes A e B”, conta o COO.
Hoje, a queijaria UltraCheese é a fabricante de queijos mais premiada do Brasil. Recentemente, a empresa recebeu nove premiações com a marca Cruzília e Búfalo Dourado no 2º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos. A Cruzília levou o Super Ouro com o Queijo Silvestre, quatro medalhas de prata (Coalho, Brie, Cheddar e Emmental) e quatro de bronze (A Lenda, Azul de Minas, Brie Negro e Manto da Serra). Já a Búfalo Dourado levou medalha de prata pelo Mozzarella de Búfala Cerejinha. O evento contou com 1.133 inscritos, representando 11 países.
Recentemente, a Itacolomy passou por um rebranding, combinando a tradição centenária com um visual contemporâneo. A marca também ganhou uma linha queijos cotidianos com os novos Queijo Prato e Muçarela Fatiados. Já a Cruzília lançou o Serra da Mantiqueira, Minas Meia Cura e Brie Aperitivo. A Búfalo Dourado, por sua vez, alcançou resultados inéditos com a burrata, e a Lac Lélo ampliou as exportações para os Estados Unidos por meio de parcerias estratégicas.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast