Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná por Marcos Xavier Vicente. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Mercado exterior

Quer exportar? Veja como cadastrar empresas do PR no programa da Apex-Brasil

Exportações no Porto de Paranaguá, no Paraná. (Foto: Ivan Bueno/APPA)

Ouça este conteúdo

Empresas paranaenses interessadas em vender para o exterior podem se inscrever no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

O programa é a principal porta da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, para ajudar empresas brasileiras a entrar no mercado exterior. As empresas que passam pelo programa podem participar de rodadas comerciais internacionais organizadas pela agência e seus parceiros.

Ao fim da capacitação de 38 horas, a empresa recebe um plano de exportação para entrada no mercado internacional. A Abex-Brasil apoia mais de 15 mil empresas brasileiras em 57 setores da economia, exportando para mais de 200 países.

O PEIX funciona em todo país por parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos, fundações de amparo à pesquisa e federações da indústria. No Paraná, as inscrições são por três macrorregiões.

Para as empresas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral a inscrição é por um link site da Fundação Araucária, órgão de amparo à pesquisa do governo do estado.

Na Macrorregião de Londrina e Maringá, no Norte do estado, a inscrição deve ser feita na Universidade Cesumar (Unicesumar) pelos e-mails monitor.londrina@apexbrasil.com.br e monitor.maringa@apexbrasil.com.br.

Já na Macrorregião de Cascavel, no Oeste, os empresários podem se inscrever pelo e-mail monitor.cascavel@apexbrasil.com.br ou pelo link no site da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.