O governador do estado Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta quinta-feira (21), a intenção de zerar a alíquota do IPVA para usuários de carros elétricos. O anteprojeto de lei foi assinado no evento Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo, e busca incentivar o uso de veículos com essa tecnologia no Paraná. A alíquota atual de 3,5% passará a ser de 0%. O texto segue agora para a Assembleia Legislativa.
Ratinho também assinou um despacho pedindo ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que aplique isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição dos carros elétricos. Se houver autorização do órgão, o Paraná baixará para zero esse tributo.
Segundo o governador, o Paraná é o primeiro estado a conceder incentivos para produção de carros elétricos. “Queremos que a gestão pública esteja mais perto da tecnologia. Também é um incentivo para que a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia nos ajude a encontrar soluções”, declarou Ratinho Junior. “Estamos trabalhando para que o Paraná seja referência para o Brasil e o mundo. Para ter um Estado moderno é importante a inovação”, complementou.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e o representante da empresa ICities, Roberto Marcelino, também assinaram o documento distribuído ao Confaz.
Os benefícios anunciados não se aplicam para os veículos híbridos.
*Por Camila Machado, especial para Gazeta do Povo