O governador do estado Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta quinta-feira (21), a intenção de zerar a alíquota do IPVA para usuários de carros elétricos. O anteprojeto de lei foi assinado no evento Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo, e busca incentivar o uso de veículos com essa tecnologia no Paraná. A alíquota atual de 3,5% passará a ser de 0%. O texto segue agora para a Assembleia Legislativa.
Ratinho também assinou um despacho pedindo ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que aplique isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição dos carros elétricos. Se houver autorização do órgão, o Paraná baixará para zero esse tributo.
Segundo o governador, o Paraná é o primeiro estado a conceder incentivos para produção de carros elétricos. “Queremos que a gestão pública esteja mais perto da tecnologia. Também é um incentivo para que a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia nos ajude a encontrar soluções”, declarou Ratinho Junior. “Estamos trabalhando para que o Paraná seja referência para o Brasil e o mundo. Para ter um Estado moderno é importante a inovação”, complementou.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e o representante da empresa ICities, Roberto Marcelino, também assinaram o documento distribuído ao Confaz.
Os benefícios anunciados não se aplicam para os veículos híbridos.
Acompanhe em tempo real a cobertura do Smart City Expo Curitiba 2019.
*Por Camila Machado, especial para Gazeta do Povo
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast