Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

São José dos Pinhais

Reestruturação da Volkswagen pode mexer em quadro de funcionários no Paraná

Pátio da Volkswagen, em São José dos Pinhais
Pátio da Volkswagen, em São José dos Pinhais (Foto: Brunno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O impacto econômico da pandemia deve mexer com uma das indústrias mais importantes instaladas no Paraná. A Volkswagen do Brasil confirmou nesta quinta-feira (20) que está negociando flexibilização e revisão de acordos coletivos com funcionários de suas fábricas no Brasil, incluindo a de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A unidade emprega mais de 2 mil de um total de 15 mil funcionários no país.

A negociação, de acordo com alguns sindicatos de metalúrgicos, pode afetar 35% dos trabalhadores empregados – o que resultaria em uma possível demissão de 5 mil pessoas nas quatro plantas brasileiras (além da paranaense, as de São Bernardo, Tabaté e São Carlos, em São Paulo).

No Paraná, no entanto, a situação pode ser mais truncada, já que a empresa firmou acordo coletivo em 2016 que estabelecia regime de preservação de empregos por cinco anos (até 2021), de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade aponta que ainda vão analisar a proposta da empresa, mas que lutará para que o acordo de manutenção de postos seja cumprido até o final.

Mau momento para a venda de veículos

À reportagem, a Volkswagen do Brasil confirmou que há um “processo de negociação com os sindicatos das fábricas em São Bernardo/SP, Taubaté/SP, São Carlos/SP e São José dos Pinhais/PR avaliando em conjunto medidas de flexibilização e revisão dos acordos coletivos vigentes para adequação ao nível atual de produção, com foco na sustentabilidade de suas operações no cenário econômico atual, muito impactado pela pandemia do novo coronavírus”.

A montadora indica ainda números de venda para sustentar a negociação “Segundo a Anfavea [Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores], a produção de veículos da indústria brasileira deve cair 45% em 2020 e a recuperação do mercado, com queda prevista de 40% em relação a 2019, é projetada só para 2025”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.