200 carros elétricos do novo modelo Kwid E-Tech produzidos pela Renault vão rodar pela Uber em São Paulo em parceria da Mobilize - braço da multinacional francesa voltada a soluções de mobilidade urbana e energia limpa - com a Zarp Localiza - solução tecnológica da locadora de veículos Localiza para atender motoristas de aplicativos.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
A novidade foi anunciada semana passada pela montadora francesa no E-Tech 100% Electric Days, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, no maior evento de mobilidade elétrica da América Latina. Nesta segunda reportagem da série do papel do complexo em São José dos Pinhais no plano de massificação de carros elétricos com investimento de R$ 2 bilhões da Renault, a coluna Paraná S/A detalha como será uma das principais inovações da Mobilize: o serviço de veículos por assinatura.
Novidade que, revela com exclusividade à Paraná S/A a CEO da Mobilize, a francesa Clotilde Delbos, chegou a assustar inicialmente os executivos da Renault. “Convencê-los de que não iríamos mais vender carros, e sim o serviço de uso dos carros não foi fácil a princípio. ‘Como assim, uma montadora não vai vender carros?’, nos questionavam. E agora estamos vendo os resultados se consolidando”, comemora a executiva.
>> SÉRIE ESPECIAL CARROS ELÉTRICOS DA RENAULT <<
- O plano da Renault para a fábrica do Paraná na popularização dos carros elétricos
- Tecnologia da F1, potência, economia: como são os novos carros elétricos da Renault
- Para Renault, Brasil vai popularizar carro elétrico mais rápido que Europa
A Zarp Localiza não precisou comprar os carros que serão disponibilizados para os motoristas de Uber de São Paulo. Cada um dos 200 Kwid E-Tech - cuja produção em massa para a América Latina deve ser focada na fábrica da Renault no Paraná - faz parte de um pacote de assinatura de automóveis, feito pela locadora no sistema Renault On Demand, sob gestão da Mobilize Financial Services.
A Zarp Localiza selecionou em parceria com a Uber os motoristas para terem acesso à novidade. Entre os critérios de escolha, além das boas avaliações dos passageiros, os condutores foram avaliados quanto ao cuidado com os veículos de trabalho e a experiência ao volante. Todos os motoristas selecionados rodam pelo menos 5 mil quilômetros por mês e se mostraram bastante engajados no ecossistema de transporte de passageiros.
Para retirarem os carros, os motoristas da Uber selecionados precisam se cadastrar no serviço Zarp Localiza. Cadastrados nas duas plataformas, os motoristas podem aproveitar os novos carros elétricos com condições exclusivas de locação, como planos de assinatura de locação com pagamentos semanais e pós-pagos.
Uma vez assinado o contrato de locação, a placa do carro alugado é enviada instantaneamente para a Uber e o motorista já sai da agência podendo aceitar corridas. Os pagamentos do aluguel são debitados direto dos ganhos na Uber, com controle total pelo aplicativo da Zarp Localiza.
Recarga das baterias
A parceria envolve também a recarga dos carros, que poderá ser feita nos eletropostos da Shell Recharge, instalados nas lojas da Zarp Localiza em São Paulo. Também há carregadores da Copel instalados no estacionamento de uma das unidades paulistanas da rede francesa de supermercados Carrefour.
Todos os pontos de recarga disponíveis no programa utilizam energia 100% renovável e podem ser localizados e reservados pelo motorista no aplicativo Mobilize Charge Pass, assim como no sistema da Tupinambá Energia.
O aplicativo está disponível para motoristas de carros elétricos e híbridos de todo o país. Por meio dele, explica o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, é possível saber onde está o ponto de recarga mais próximo – só em Curitiba e Região Metropolitana são mais de 30 pontos.
Além disso, é possível saber se o local de recarga está disponível e até fazer uma reserva de uso desses carregadores. “Dessa forma, o carregador fica bloqueado para uso apenas do motorista que fez a reserva a partir do momento em que ele chega até esse local”, detalha Gondo.
Vantagem além do combustível
Outra vantagem, destacada por Bruno Lasansky, CEO da Localiza, é um maior potencial de renda para os motoristas de aplicativos, já que os veículos elétricos estão livres do rodízio de trânsito imposto pela prefeitura de São Paulo. Assim, os motoristas desses veículos poderão trafegar todos os dias da semana, sem necessidade de recorrer a um outro carro para driblar as restrições de trânsito vinculadas à placa dos carros.
Na avaliação de Lasansky, a parceria reúne empresas importantes em um projeto que busca trabalhar a sustentabilidade de uma forma integrada. “O projeto contempla a redução de emissões de dióxido de carbono, a possibilidade de aumento da renda de motoristas de aplicativo e geração de conhecimento sobre como o carro elétrico contribui para o bem-estar das pessoas, do meio ambiente e da cidade”, afirmou.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast