Empresários que desejam planejar ações para seus negócios com base no comportamento dos consumidores e do mercado podem recorrer ao Guia de Tendências 2022-2023, lançado este mês pelo Sebrae-PR.
Voltado principalmente para micro e pequenos empreendedores, o guia tem como tema as transformações do mercado em “Tempos pandêmicos e a previsão pós-pandemia”.
O conteúdo é dividido em dois blocos principais: um que fala sobre comportamento e consumo, abordando hábitos, mentalidades e motivações do público consumidor, e outro focado em mercado e gestão, que trata de cenários, soluções e novos padrões para os negócios.
Em cada segmento foram elencadas macro e microtendências. Ao todo, são apresentadas nove macro e mais de 40 microtendências, além de explicações sobre o contexto em que vivemos e os elementos que o compõem, como a convivência de gerações, a digitalização da informação, a preocupação com saúde mental, etc.
O Guia de Tendências 2022-2023 pode ser baixado ou acessado por navegadores. Na versão on-line, ele é mais detalhado e conta com recursos como a categorização das tendências em coleções e uma ferramenta para planejar a aplicação das tendências no negócio.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast