Ouça este conteúdo
Com o objetivo de entender o cenário de consumo em tempos de pandemia do coronavírus, o Sebrae/PR lançou, na última semana, o Guia de Tendências 2020/21. O material, on-line e gratuito, traz um panorama detalhado sobre as tendências para os empreendedores nos próximos meses, exercícios de análise e aplicação nos negócios.
A metodologia utilizada para a elaboração do estudo é uma análise de outros relatórios e publicações de alto impacto e relevância, nacionais e internacionais. Além disso, as análises de especialistas em comportamento de consumo foram incluídas no levantamento.
“O objetivo foi traduzir para uma linguagem e formato voltados para micro e pequenas empresas, uma forma prática de olhar o cenário atual e as tendências. E isso ajuda o empresário a planejar as mudanças necessárias e aproveitar as oportunidades de negócio”, explica José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR.
O guia está dividido em quatro pilares principais de tendências para negócios em escala global: Gestão; Consumo e Sociedade; Tecnologias; Experiências. Cada pilar possui um número diferente de macrotendências, que impactam e ampliam os nichos de mercado, como explica o consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck.
“De forma usual sugerimos 45 microtendências e criamos a novidade dos cinco perfis diferentes, na aba ‘Quem é você nesta pandemia?’. Nela o cliente pode ver qual perfil é mais próximo a sua atual situação e, a partir disso, ter uma jornada específica que encaminha para as principais tendências no seu negócio”, detalha.
O guia vem com uma ferramenta de aplicabilidade para que o empreendedor possa utilizar as tendências nos negócios. Para baixar o estudo, é necessário fazer um cadastro gratuito no site do Sebrae/PR.