Começou nesta sexta-feira (6) a Semana do Brasil, uma campanha nacional criada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República para estimular o consumo em todo o país. Até o dia 15 de setembro diversas lojas estarão oferecendo descontos especiais. Em Curitiba, a concentração será nos shoppings, locais onde os clientes poderão encontrar uma redução de até 70% do preço em alguns itens.
Informalmente sendo chamada de “Black Friday Brasileira”, a Semana do Brasil deve movimentar também o comércio de rua. A previsão da Associação Comercial do Paraná (ACP) é que a liberação de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e adiantamento do 13º salário deve impactar no aquecimento das vendas.
“Sofremos uma recessão nos últimos quatro anos e esperávamos uma aceleração na economia até agora, o que não aconteceu. Essa campanha é uma oportunidade do lojista, do comerciante fazer ofertas, desovar suas mercadorias e o consumidor aproveitar para adquirir produtos com preços mais atrativos do que em tempos normais”, analisa o presidente da ACP, Gláucio Geara.
A expectativa é que a participação de grandes redes como Lojas Americanas, Fast Shop, Riachuelo, Casas Bahia, Ponto Frio e Multiloja leve muitos clientes aos estabelecimentos.
O Paraná S/A destacou algumas ofertas. Confira.
ParkShopping Barigui
Ao todo, 50 lojistas deste complexo se uniram para realizar uma nova edição da Liquidação do Lápis Vermelho, a mais famosa campanha do shopping. São 116 itens em oferta, entre joias, presentes, acessórios e sapatos. O destaque são as regatas e shorts da marca Lauf, que estão sendo oferecidos por R$ 40, alcançando mais de 70% de desconto. Todas as ofertas podem ser consultadas no site oficial do complexo.
Shopping Curitiba
Um dos mais tradicionais estabelecimentos da capital paranaense, o Shopping Curitiba, participará da campanha com promoções de roupas, calçados e até colchões. Entre os produtos que estão com desconto estão os colchões da Ortobom, com 50% de desconto, os macacões infantis na Tip Top, de R$ 99,90 por 49,90, e blusas na Schooner de R$ 139,90 por R$ 59,90.
“Nossos lojistas registram bons resultados com ações promocionais semelhantes e acreditamos que não será diferente nesse novo período de ofertas", afirma Fábio Amorim, diretor de marketing e mídia da brMalls, gestora da unidade.
"Além disso, será uma excelente oportunidade para os consumidores aproveitarem descontos e identificar ofertas e promoções, conciliando preço e qualidade", arremata.
Shopping Estação
No shopping localizado em frente a Praça Eufrásio Correia a promessa são os brinquedos. Na Bumerang, por exemplo, o desconto pode chegar a 73%. Promoções na segunda peça também fazem parte da ação. Na Zutti Calçados, na compra de duas botas, o cliente ganha 40% de desconto no segundo par de igual ou menor valor.
Jockey Plaza
O Jockey Plaza, no Tarumã, informou que aderiu a Semana do Brasil com operações com até 70% de desconto.
Polloshop
Uma das primeiras redes a fechar participação na semana nacional de descontos, o Polloshop Curitiba, no Alto da Rua XV, envolverá 200 lojistas na campanha. A promessa é de descontos de até 70% nos itens de vestuário.
O diretor executivo do Polloshop, Ivo Petris, acredita que haja um maior movimento de vendas, graças a liberação de valores do PIS/Pasep e a primeira parcela do 13º salário dos aposentados, que está sendo paga pelo Governo Federal. “Em tempo de crise, o consumidor só compra motivado com algum tipo de promoção. Assim a Semana do Brasil chega num momento em que o comércio está precisando de um estímulo para vender mais”, disse o diretor, durante evento promovido pela ACP para divulgar a campanha.
Shopping São José
O Shopping São José, situado na região metropolitana de Curitiba, informou estar oferecendo descontos de até 60% para seus clientes. A expectativa é que, até domingo (15), mais de 200 mil pessoas passem pelo local e confiram as promoções oferecidas por 70 lojistas.
No vestuário, lojas como Riachuelo, Schooner, Sumatra e CWB oferecem descontos de até 50% em produtos selecionados. E no setor de calçados, marcas como Arezzo, Zutti, Le Postiche e Omar Calçados, também estarão com preços promocionais no período.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast