
Com a alta procura por respiradores – equipamentos médicos essenciais para o tratamento de pacientes com sintomas graves de doenças respiratórias, entre elas a Covid-19 –, técnicos do Senai em Curitiba começaram, nesta semana, a fazer o reparo de aparelhos danificados.
O trabalho, que já vinha sendo feito em Maringá, está sendo executado no Fablab Indústria da CIC. “Com essa iniciativa, que conta com apoio de indústrias instaladas na capital, como Renault e Volvo, poderemos atender a demanda de Curitiba e região metropolitana, consertando equipamentos que estão com defeito para devolvê-los às unidades de saúde de origem, já em condições de serem utilizados novamente”, explica Tânia Mara Rinaldi, gerente da unidade do Senai na CIC.
Segundo o Senai, qualquer hospital de Curitiba e da região pode procurar o serviço. Apenas o transporte e a desinfecção do aparelho ficam a cargo das instituições hospitalares. A ideia é que o reparo use componentes já à disposição do Senai ou fornecidos por parceiros. Com isso, espera-se que o conserto não tenha custo. O tempo para o serviço, no entanto, varia de acordo com as condições do equipamento.
Para solicitar a manutenção, o hospital deve entrar em contato pelo telefone: (41) 99643-9470.
Em Maringá, o Instituto Senai de Tecnologia já recebeu, desde o início de abril, 19 respiradores. Desse total, 10 estão em manutenção e outros 8 estão em fase de calibração. Apenas um foi descartado.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast