O Grupo Servopa inaugura na noite dessa quinta-feira (18) em Curitiba a primeira concessionária no Paraná da montadora chinesa de carros elétricos e híbridos BYD, a terceira do país.
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Com meta de comercializar de 20 a 25 veículos por mês, a BYD Servopa começa com a comercialização de cinco modelos, aumentando para sete até o início de 2023 [ler mais dos modelos abaixo]. A Servopa pretende ainda inaugurar no primeiro semestre de 2023 mais duas revendas dos carros chineses, em Londrina e Maringá.
A nova unidade também insere a tradicional revendedora automotiva curitibana no mercado de energia [ler mais abaixo]. Além de carros eletrificados, a nova concessionária vai vender placas de energia solar da BYD tanto para quem queira abastecer a bateria de seus veículos como para quem queira instalar o sistema para consumo residencial.
Criada em 1995, a multinacional chinesa está em expansão no Brasil. Além de carros, a marca produz ônibus, caminhões, empilhadeiras, todos elétricos, além de painéis fotovoltaicos, acumuladores e baterias automotivas. Em 2022, a Build Your Dream ("construa seu sonho" em inglês) ultrapassou a Volkwagen como terceira montadora de carros mais valiosa do mundo. Com valor global de US$ 124 bilhões, a marca chinesa está atrás apenas da Tesla e da Toyota.
A primeira concessionária BYD no estado é a 46ª loja da Servopa, que comercializa carros e caminhões de 13 marcas em 17 cidades do Paraná e Rio Grande do Sul. O grupo paranaense foi escolhido pela gigante asiática em fevereiro, após a montadora abrir no fim de 2021 negociações para abertura de concessionárias no Brasil.
"Curitiba é uma praça que aceita muito bem o carro elétrico, pela força da Copel e características de cidade ecológica. Pela nossa experiência como maior revendedor do país de modelos elétricos da Audi e Volvo, acreditamos que a BYD vai ter boa entrada no mercado da cidade", avalia o diretor do Grupo Servopa, Roger Wolf Pedroso. "Além da economia em relação à gasolina, carro elétrico não paga IPVA no Paraná e se for registrado na prefeitura, não paga EstaR [vaga regulamentada] em Curitiba", complementa o diretor.
A loja fica na Rua Rockfeller, esquina com a Rua Chile, no bairro Rebouças, uma quadra antes da matriz Volkwagen da Servopa na capital. Com 2,5 mil metros quadrados e dez colaboradores, a loja é a mais moderna do grupo, com energia 100% sustentável gerada por painéis fotovoltaicos e três carregadores de baterias para veículos.
Modelos
A BYD Servopa começa com a venda de cinco modelos. O Tan, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico no Brasil, no valor de R$ 519.990, tem 517 cavalos de potência e autonomia de 437 quilômetros da bateria. O custo de recarga total da bateria é de R$ 69,12.
O outro modelo que já está à venda é o sedan Han, que roda com dois motores elétricos que, combinados, geram 494 cavalos. O Han tem autonomia de 500 quilômetros e o valor da recarga da bateria é de R$ 61,52.
A concessionária ainda vai vender os modelos D1, compacto elétrico para cidade com autonomia de 371 quilômetros ao custo de R$ 269.990. O D1 é recomendado para serviço de transporte de passageiros, como táxi e aplicativos. Tem 136 cavalos de potência, com custo de recarga da bateria de R$ 42,40.
Outro modelo é o furgão de serviço T3, com autonomia de 300 quilômetros e custo de R$ 259.990. O valor da recarga do T3 é o mais barato de todos os modelos, custando R$ 35,92.
Em outubro a BYD Servopa inclui mais dois modelos no portfólio. O BYD Song é um SUV com motor híbrido com autonomia de até 1,2 mil quilômetros no motor híbrido elétrico e a gasolina. O modelo será vendo por R$ 289.990.
O outro modelo a ser comercializado em outubro é o BYD Yuan Plus, SUV de menor porte 100% elétrico, com autonomia de 450 quilômetros cujo valor no Brasil ainda não foi definido pela montadora.
Entrada no mercado de energia
Com a parceria com a BYD, a Servopa pela primeira em 57 anos vai atuar em outro setor além do automotivo. O grupo vai vender na concessionária no Rebouças painéis de energia solar da marca chinesa, que é a maior fornecedora desse equipamento no Brasil.
O plano do grupo é iniciar a venda das placas fotovoltaicas em dois meses, quando receber todas as autorizações para a comercialização. Pedroso explica que a Servopa já teve buscas para venda de sistemas fotovoltaicos para grande projetos empresariais. Porém, o grupo vai se limitar a vender placas apenas para uso residencial.
"Nosso foco será a venda para pessoas físicas poderem abastecer seus veículos em casa ou mesmo para que os sistemas forneçam energia elétrica para o uso rotineiro nas residências", explica o diretor do Grupo Servopa. A venda das placas vai incluir financiamento da própria Servopa e consórcio.
Os preços das placas ainda não foram definidos pela BYD. Porém, Pedroso argumenta que os custos dos painéis se pagam em cinco anos de uso, sendo que a vida útil do equipamento é de 20 a 25 anos. "No caso de quem comprar os painéis para abastecer o carro, em cinco anos paga o investimento e depois vai ter só o custo da recarga propriamente", enfatiza o diretor do grupo, que já conseme 40% de energia solar nas 46 concessionárias do grupo.
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