Depois das compras de Natal e do período inicial de férias, muitos consumidores aguardam ansiosos o período de liquidações promovido pelos shoppings e grandes lojas de varejo. Uma passada rápida pelos principais centros de comércio de Curitiba mostra que a maioria das lojas já está utilizando deste recurso para baixar estoque e abrir espaço para a coleção da próxima estação. Isso porque a indústria da moda tem puxado o calendário de lançamento da nova coleção, fato já percebido pelo consumidor, e que obriga o lojista a acelerar as promoções.
A liquidação de verão para roupas, acessórios, calçados e itens afins torna-se, também, lazer e diversão, além de já fazer parte do planejamento familiar para aquisição de bens desejáveis, mas que nem sempre cabem no orçamento quando no preço cheio. Nos shoppings de Curitiba e região algumas liquidações são bem tradicionais e apesar de as administradoras desses centros de compras não divulgarem dados específicos sobre o quanto as liquidações aumentam a circulação de clientes ou ajudam a compor lucros, dados de mercado mostram que elas são necessárias. O último levantamento feito pela Fecomércio PR, a Pesquisa Conjuntural, de outubro de 2018, mostrou um aumento no faturamento de 6,11% do comércio paranaense no acumulado do ano até aquela data. Porém, entre os setores que comemoravam faturamento positivo não estava o varejo representado pela maioria das lojas que compõem o mix dos shoppings.
Para a gerente de marketing do ParkShopping Barigui, Silvia Pires Omairy, o brasileiro gosta de promoção. “A Black Friday é um bom exemplo. Ela não é uma promoção apenas na sexta, ela se estende”, afirma. Nessa cultura de bons preços, Silvia fala que na liquidação Lápis Vermelho de verão, a percepção no PKB é de um público que está de passagem pela cidade, a passeio, e que aproveita a promoção para fazer compras. “Mas não só. Temos muitos clientes que vem ao shopping aproveitar esse momento para unir compras e diversão. Assim como temos aquele que não se importa e logo estará comprando a nova coleção de inverno que deve chegar em poucos dias às vitrines das lojas”, confirma. Segundo a gerente é muito importante que a comunicação que se faz da promoção aconteça nas lojas. “Por isso estimulamos e trabalhamos com os lojistas essa percepção. Além disso, muitas das lojas que já estão em promoção intensificam seu processo, aumentam o desconto, colocando mais produtos à disposição e ampliando os benefícios”, explica.
Confira a agenda de liquidações dos shoppings de Curitiba e região.
ParkShopping Barigui
Há 15 anos, desde sua inauguração em 2003, o PKB faz a liquidação Lápis Vermelho. A liquidação de verão será de 17 a 21 de janeiro, com promoções que chegam a 70%. O consumidor pode acompanhar todas as promoções disponibilizadas pelos lojistas nas mídias sociais, site e app do shopping.
Serviço: Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville
Pátio Batel
O shopping não irá fazer uma promoção geral. Acontecem apenas as promoções específicas de cada loja que integra o complexo. Nas mídias sociais é possível acompanhar as lojas que estão oferecendo descontos e o percentual.
Serviço: Av. do Batel, 1868 – Batel
PolloShop
A Liquida Summer do PolloShop começa no dia 06 de fevereiro até o dia 10. As lojas que participaram da ação irão oferecer até 70% de desconto em produtos selecionados. É possível acompanhar as promoções pelas mídias sociais.
Serviço: Rua Camões, 601 – Alto da Rua XV
Shopping Água Verde
A campanha Zera Estoque já começou no Shopping Água Verde e segue até o dia 25 de janeiro. Os descontos das lojas participantes chegam a 50%.
Serviço: Av. República Argentina, 1927 – Água Verde
Shopping Crystal
O shopping não fará uma promoção institucional. As promoções acontecem conforme decisão das lojas.
Serviço: Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Shopping Curitiba
A Ponto Mix, camapnha do Shopping Curitiba, acontece de 11 a 13 de janeiro, com descontos de até 70%. As mídias sociais trazem informações sobre a liquidação.
Serviço: Rua Brigadeiro Franco, 2300 – Batel
Shopping Estação
As lojas do Shopping Estação já estão em promoção. Não haverá campanha geral do shopping.
Serviço: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças
Shopping Itália
Ainda não há definição sobre campanha de promoção no shopping.
Serviço: Rua Mal. Deodoro, 630 – Centro
Shopping Jardim das Américas
A Liquida Verão acontece de 07 a 10 de fevereiro.
Serviço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jardim das Américas
Shopping Mueller
A tradicional Liquida Mueller traz novo formato para a liquidação de verão, que acontece até fevereiro. Cada loja participante fará seu calendário e os consumidores podem acompanhar pelas redes sociais do shopping as datas e descontos de cada uma. Além do Instagram Stories trazer publicações diárias das promoções. Também as participantes farão uma ambientação diferenciada para indicar aos clientes os produtos que estarão com preços diferenciados.
Serviço: Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro
Shopping Novo Batel
Não haverá uma promoção especial no shopping, apenas as lojas farão suas liquidações.
Serviço: Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel
Shopping Palladium
Diversas lojas já estão em liquidação e a Grande Queima acontece em fevereiro. Confira informações nas redes sociais do shopping.
Serviço: Av. Pres. Kennedy, 4121 – Portão
Shopping São José – São José dos Pinhais
Cada loja fará sua promoção.
Serviço: Rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro – São José dos Pinhais
Ventura Shopping
As lojas estão fazendo liquidações próprias e informações podem ser conferidas nas redes sociais do shopping.
Serviço: Rua Itacolomi, 292 – Portão
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Meta responde à AGU sobre mudanças na política de moderação de conteúdo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast