| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

A Soma Solution, empresa distribuidora de equipamentos industriais, instalou usinas fotovoltaicas nos telhados de três unidades, abastecendo não apenas essas, mas também outras duas filiais no Paraná e Santa Catarina.

CARREGANDO :)

As instalações das usinas fotovoltaicas foram iniciadas no segundo semestre do ano passado, sendo que os sistemas foram acoplados nos telhados das unidades de Chapecó, São Leopoldo e Toledo. Assim, a usina de Chapecó abastece as instalações da matriz em Chapecó e da filial de Joinville. Por sua vez, a usina instalada em Toledo abastece as instalações elétricas de Toledo, Curitiba e Maringá; a unidade de São Leopoldo é abastecida localmente pela usina instalada no telhado da própria unidade, tornando-a autossuficiente em energia limpa e sustentável.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Publicidade

A iniciativa tornou-se possível quando a distribuidora decidiu desenvolver e investir em placas fotovoltaicas, visando reduzir custos operacionais e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente.

O investimento nos painéis fotovoltaicos logo começou a dar resultados. Houve a redução imediata dos valores na conta de luz de todas as unidades, com uma economia de cerca de R$ 5 mil mensais.

"Hoje, pagamos a tarifa mínima na conta de energia, mas a melhor parte é que, como a questão ambiental está cada vez mais alinhada em nossa estratégia de crescimento sustentável, buscamos, com esta ação, zerar o consumo de energia poluente durante as atividades. Tudo isso sem que nossos colaboradores percam o conforto no ambiente de trabalho, como utilizar o ar-condicionado, por exemplo", diz o CEO e Diretor Presidente da Soma Solution, Gustavo Müller Martins.

O payback geral desse investimento ocorrerá em cerca de quatro anos após as instalações, de acordo com a empresa.