A NovaAgri, empresa do grupo Toyota Tsusho com sede em São Paulo e especializada em logística integrada de commodities agrícolas, implementou com sucesso, no início desse ano, o ERP da SAP, S/4HANA, com todos os módulos específicos para o agronegócio (ACM e TM) em nuvem. O projeto foi conduzido por 16 meses pela SPRO IT Solutions, consultoria paranaense de tecnologia com sólida experiência no setor.
Além de contar com todas as funcionalidades do S/4HANA, agora a NovaAgri opera também com soluções da SPRO desenvolvidas para o agro, para atender todas as particularidades do processo logístico, abrangendo as frentes de originação de commodities, logística, gestão de riscos e backoffice da companhia.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Desde que foi adquirida em 2015 pela Toyota Tsusho, a NovaAgri segue o padrão de eficiência do grupo japonês, o que a tornou ainda mais ágil e competitiva no mercado nacional. A operação do Brasil da companhia conta com sete armazéns próprios, três transbordos e um terminal portuário próprio localizado no estado do Maranhão, além de diversas filiais de compras espalhadas pelo país. É o maior investimento do grupo no setor do agronegócio. A adoção do ERP da SAP é um marco na estratégia de crescimento nesse processo.
A modernização do sistema visa manter a companhia como uma das maiores plataformas de comercialização de commodities agrícolas, trading e logística do país, expandindo, inclusive, sua atuação no exterior, bem como concentrar todos os processos e soluções especialistas em uma mesma plataforma.
Segundo Ney Sousa, CFO da NovaAgri, agora será possível viabilizar o crescimento com qualidade e controle, dentro dos mais altos padrões de governança corporativa. “O go live do ERP representou uma importante conquista para o Grupo Toyota. Temos uma expectativa muito grande sobre essa nova plataforma, queremos buscar a eficiência operacional, e o S/4HANA e a parceria com a SPRO para os ajustes finais são fundamentais para isso”, explica.
A empresa passa também a ter maior assertividade e controle de seus processos, inclusive nas informações relacionadas à exportação – sua frente mais estratégica. Esses dados são geridos pelo Gestão Logística, produto exclusivo da SPRO desenvolvido no S/4HANA, usando as melhores práticas da SAP.
De acordo com Eduardo Marcelino de Oliveira, CIO da NovaAgri, a versão rise do S/4HANA trará a base tecnológica necessária para avançar ainda mais. “Agora, vamos maximizar nosso potencial de crescimento de forma sustentável e com o que há de mais novo e avançado no mercado”, diz.
Na esteira de inovação, a NovaAgri contratou, ainda, os produtos SPRO Trade Slip (formação de preço e criação de contrato), Cockpit de Acertos (acerto de contratos) e Monitor de Recebimento (automatização de entradas). E para que os colaboradores da NovaAgri se adaptassem bem às mudanças e aos novos sistemas, obtiveram a consultoria da Gateware, empresa especializada em promover Gestão de Mudança Organizacional (GMO).
A SPRO é referência em projetos de implementação SAP para o agronegócio, tendo importantes clientes no segmento, como Agrária, C.Vale, Coplacana, Coopercitrus, NovaAgri, Cofco, BRFértil, Coonagro e Grupo Katayama.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião