A NovaAgri, empresa do grupo Toyota Tsusho com sede em São Paulo e especializada em logística integrada de commodities agrícolas, implementou com sucesso, no início desse ano, o ERP da SAP, S/4HANA, com todos os módulos específicos para o agronegócio (ACM e TM) em nuvem. O projeto foi conduzido por 16 meses pela SPRO IT Solutions, consultoria paranaense de tecnologia com sólida experiência no setor.
Além de contar com todas as funcionalidades do S/4HANA, agora a NovaAgri opera também com soluções da SPRO desenvolvidas para o agro, para atender todas as particularidades do processo logístico, abrangendo as frentes de originação de commodities, logística, gestão de riscos e backoffice da companhia.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Desde que foi adquirida em 2015 pela Toyota Tsusho, a NovaAgri segue o padrão de eficiência do grupo japonês, o que a tornou ainda mais ágil e competitiva no mercado nacional. A operação do Brasil da companhia conta com sete armazéns próprios, três transbordos e um terminal portuário próprio localizado no estado do Maranhão, além de diversas filiais de compras espalhadas pelo país. É o maior investimento do grupo no setor do agronegócio. A adoção do ERP da SAP é um marco na estratégia de crescimento nesse processo.
A modernização do sistema visa manter a companhia como uma das maiores plataformas de comercialização de commodities agrícolas, trading e logística do país, expandindo, inclusive, sua atuação no exterior, bem como concentrar todos os processos e soluções especialistas em uma mesma plataforma.
Segundo Ney Sousa, CFO da NovaAgri, agora será possível viabilizar o crescimento com qualidade e controle, dentro dos mais altos padrões de governança corporativa. “O go live do ERP representou uma importante conquista para o Grupo Toyota. Temos uma expectativa muito grande sobre essa nova plataforma, queremos buscar a eficiência operacional, e o S/4HANA e a parceria com a SPRO para os ajustes finais são fundamentais para isso”, explica.
A empresa passa também a ter maior assertividade e controle de seus processos, inclusive nas informações relacionadas à exportação – sua frente mais estratégica. Esses dados são geridos pelo Gestão Logística, produto exclusivo da SPRO desenvolvido no S/4HANA, usando as melhores práticas da SAP.
De acordo com Eduardo Marcelino de Oliveira, CIO da NovaAgri, a versão rise do S/4HANA trará a base tecnológica necessária para avançar ainda mais. “Agora, vamos maximizar nosso potencial de crescimento de forma sustentável e com o que há de mais novo e avançado no mercado”, diz.
Na esteira de inovação, a NovaAgri contratou, ainda, os produtos SPRO Trade Slip (formação de preço e criação de contrato), Cockpit de Acertos (acerto de contratos) e Monitor de Recebimento (automatização de entradas). E para que os colaboradores da NovaAgri se adaptassem bem às mudanças e aos novos sistemas, obtiveram a consultoria da Gateware, empresa especializada em promover Gestão de Mudança Organizacional (GMO).
A SPRO é referência em projetos de implementação SAP para o agronegócio, tendo importantes clientes no segmento, como Agrária, C.Vale, Coplacana, Coopercitrus, NovaAgri, Cofco, BRFértil, Coonagro e Grupo Katayama.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast