A plataforma para gestão de cidades inteligentes desenvolvida por uma empresa incubada no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está sendo implantada em um projeto pioneiro no município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A cidade é a primeira a implementar o conceito de cidades inteligentes na área de segurança, utilizando a solução desenvolvida pela startup Metropolys.
O projeto Ponta Grossa Mais Segura foi desenvolvido pelo município para atender essa demanda, com o apoio da Metropolys. O objetivo do projeto é modernizar os sistemas de segurança urbana e trânsito, por meio da utilização de tecnologia de ponta, criação de modelos de controle e gestão e outras ações que estão mudando o conceito de gestão dessas áreas na cidade.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Entre as ações estão a instalação de câmeras de monitoramento com inteligência artificial em pontos estratégicos da cidade, a modernização dos semáforos e a criação de sistemas de controle de tráfego inteligente, bem como o uso de plataformas de integração e gestão de cidades. Com a proposta de integrar dados, sistemas e sensores de forma eficiente, a plataforma da Metropolys permite a correlação desses dados e gera informações valiosas para a tomada de decisão.
O CEO da Metropolys, Carlos Silva, diz que com a chegada de tecnologias como redes de alta velocidade, redes 5G, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, torna-se cada vez mais difícil gerenciar cidades sem a integração e a correlação desses dados.
Segundo ele, Ponta Grossa foi uma das primeiras cidades no Brasil a entender esse modelo, e hoje sai na frente de várias cidades do Brasil e do mundo, no que se refere a cidades inteligentes. “É muito gratificante podermos ajudar o município nesse processo de transformação”, afirma.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast