Comemorações do aniversário de Curitiba incluíram a Feira de Inovação, com 14 startups na rua apresentando as tecnologias para os moradores. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Foto:

Curitiba celebra seu aniversário de 326 anos nesta sexta (29), e parte das comemorações são voltadas a celebrar o desenvolvimento da cidade no campo da inovação. Buscando aproximar as tecnologias do Vale do Pinhão com a população, a inédita Feira da Inovação toma o calçadão da Rua XV de Novembro com 14 startups que apresentam suas soluções aos cidadãos. O evento vai até sábado (30). Confira aqui a programação.

CARREGANDO :)

Carlos Miguel Padron parou na feira para imergir na experiência de ter uma aula de inglês em realidade virtual — metodologia de ensino desenvolvida pela Beetools, que utiliza a tecnologia em todas as aulas. Padron, venezuelano que mora em Curitiba há oito meses, já teve aulas de inglês da Espanha, mas disse que não aprendeu muito do idioma. “Com certeza as aulas com realidade virtual seriam bem mais úteis”, afirma.

Publicidade

Um dos stands que mais chamam a atenção — e chega a fazer fila — é o da Hi Technologies. A empresa desenvolveu o Hilab, aparelho que faz exames laboratoriais com resultados imediatos e enviados via aplicativo.

O prefeito Rafael Greca visitou a feira e celebrou o ecossistema de inovação que tomou a Rua XV: “Os curitibinhas que andavam aqui agora são os nossos inovadores, os donos das startups que estão expostas nesta praça”.

Além das mesas de exposição, os empresários também tiveram a oportunidade, nesta sexta, de realizar pitchs apresentando o conteúdo das suas inovações.

Publicidade

Pinhões, araucárias e ipês em estampas

O dia do aniversário da cidade também contou com um desfile de moda — o “Curitiba sua linda” —, projeto fruto de uma parceria do curso de design de moda do Centro Europeu junto da Prefeitura de Curitiba. Confeccionadas por Nicolle Gora, diretora criativa da coleção e coordenadora do núcleo de moda da instituição, e pelos alunos do curso, as roupas ganharam estampas influenciadas pela releitura de obras de artistas curitibanos que remetem à arquitetura e ao paisagismo da cidade.

“A ideia era falar da arborização de Curitiba. Desenvolvemos uma estampa de araucária e uma de pinhões. E a partir disso começamos a criar uma coleção que começasse com linhas mais geométricas, arquitetônicas, para daí florescer com babados, volumes e fluidez. E é quando a gente entra com as estampas que têm mais cor”, explica Gora.

Algumas das peças e acessórios do desfile estarão disponíveis para compra nas lojas Curitiba Sua Linda.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]