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Economia, empresas e negócios do Paraná por Marcos Xavier Vicente. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Plataformas de vendas

Sucesso na venda direta ao consumidor leva frigorífico RPF a digitalizar operação no varejo

Após experiência bem sucedida na venda direta ao consumidor pela internet, RPF Group agora quer digitalizar vendas no varejo. (Foto: Divulgação RPF Group)

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A experiência da venda direta da indústria ao consumidor pela internet fez com que o frigorífico RPF Group se planeje para expandir o mesmo atendimento no fornecimento ao varejo, em especial os pequenos comerciantes. Pelo aplicativo e pelo WhatsApp, o quarto maior produtor de carne suína no Paraná e detentor da marca Rainha Alimentos vende cortes congelados e produtos defumados para Londrina e região.

O grupo de Ibiporã, no Norte do estado, com plantas em outras regiões do Paraná, começou a venda on-line para o consumidor no fim de de 2021, ainda na esteira das restrições sanitárias que limitavam a mobilidade das pessoas. De lá para cá, o volume dessas vendas tem crescido na média de 40% ao mês.

Sem experiência no varejo direto e nem na venda on-line, a indústria teve de fazer adaptações, como disponibilizar produtos por unidade, além de recalcular o controle de estoques. A RPF também teve de lançar produtos em quantidades fracionadas, como o bacon em cubos de 500 gramas e o bacon de pernil em tabletes de 400 gramas.

"No início, o mais interessante foi a procura dos próprios colaboradores em comprar pela internet, já que antes não conseguiam adquirir nossos produtos diretamente e por isso tinham de ir até os supermercados. Depois, registramos a compra e recompra dos consumidores, que voltaram com elogios tanto à qualidade do produto entregue, quanto à forma de apresentação, na embalagem, na sacola. Houve elogio até na questão de o produto chegar na casa das pessoas ainda congelado, bem conservado”, explica o gestor de marketing do grupo, Diego Aguiar.

Além de adaptações na produção e logística, a RPF também expandiu o marketing para atingir o consumidor na venda direta. Foram traçadas estratégias não só nas mídias tradicionais, como também no ambiente digital, com participação inclusive de influenciadores. "O intuito foi reforçar o entendimento de que a carne suína é uma alternativa real para o dia a dia. E a união desses fatores se consolidou com o canal digital de vendas, pois tivemos um número considerável de pedidos em curto espaço de tempo e o processo de recompra", enfatiza Aguiar.

Com o embalo das vendas pelo aplicativo, o frigorífico decidiu expandir as vendas para o WhatsApp em março também para Londrina e cidades vizinhas. Por esse canal, o consumidor acessa a loja virtual com os produtos disponíveis e preços. O grupo também decidiu investir em promoções especiais pelo WhatsApp e liberar frete grátis nas compras de até R$ 30 nessa plataforma.

Pequenos varejistas

Essa experiência na venda direta ao consumidor pela internet motivou a RPF a expandir seus canais e modelos de comercialização. O objetivo é criar um canal exclusivo de vendas para o varejo, em especial o pequeno.

O programa está em fase de testes, com o mapeamento de oportunidades. Na sequência, o grupo vai definir metas e números integrados para a operação dentro do objetivo estratégico da marca.

"A integração de um modelo digital de atendimento não significa substituir modelo ou redução de custos, mas o fortalecimento de nossos canais de relacionamento com o cliente, visto que eles estão cada vez mais conectados e comprando online, o que não é diferente no segmento de proteína animal", reforça o gestor de marketing.

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