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Se muitos setores varejistas patinaram durante a pandemia, os supermercados e hipermercados só viram seus números crescerem. Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostram que as vendas nestes estabelecimentos subiram 3,94% entre janeiro a agosto, levantamento mais recente, em relação ao mesmo período de 2019. O valor já é corrigido pela inflação e mostra o forte movimento de consumo de itens para casa.
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A mudança de comportamento foi sentida também, é claro, pelas redes que atuam no Paraná. Uma delas, o Festval, não viu motivos para desacelerar e inaugurou três unidades durante a pandemia – no bairros Água Verde, Bigorrilho e Batel, todos em Curitiba. Uma outra loja, no Jardim Social, também deve fechar o ano na conta do grupo. As inaugurações criaram 800 novas vagas de emprego, um oásis em meio a um cenário de incertezas decorrentes da crise sanitária.
Mesmo quem puxou o freio no começo da crise assumiu postura mais otimista ao longo dos meses. Em conversa na Mercosuper Digital – uma feira virtual realizada em novembro – Pedro Joanir Zonta, presidente da rede Condor, disse que o país deve retomar o rumo no ano que vem. “[2021] Promete ser um excelente ano. Vendo o que aconteceu na pandemia de 1919 [referindo-se à gripe espanhola], houve euforia no pós pandemia. Acredito que isso vai acontecer [o mesmo] em 2021. Os números mostram que o PIB vai ser positivo”, indicou.
O Condor inaugurou “apenas” uma unidade no segundo semestre do ano, também em Curitiba.
No interior do estado, uma grande rede percebeu o bom momento para realizar a entrada na bolsa de valores. A Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), conhecida pelos supermercados Cidade Canção, famosos em Maringá, registrou pedido de IPO, a oferta inicial de ações na bolsa, em agosto. “Os juros baixos fizeram com que as pessoas migrassem da renda fixa para a variável. Pessoas físicas devem olhar mais para essa opção [a compra de ações de empresas]. Vai ser ainda vantajoso investir em empresas e isso é algo que vai perdurar e solidificar no Brasil”, disse, também na Mercosuper Digital, Carlos Tavares, presidente da CSD.
A estratégia do grupo é aproveitar o dinheiro levantado com a venda de ações para avançar com a rede pelo interior do Paraná e de estados vizinhos.
Além do Cidade Canção, o grupo maringaense é conhecido pelas marcas de varejo São Francisco, Amigão e Stock Atacadista. A CSD ainda aguarda a análise do pedido na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão federal responsável por regulamentar o mercado.