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A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, atingiu a marca histórica de 1,5 milhão de TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados pela primeira vez em seus 26 anos de história.
Como comparativo, a medida de 1,5 milhão de TEUs é equivalente a 9.144 quilômetros em comprimento de contêineres, aproximadamente a mesma distância em linha reta entre Paranaguá e Barcelona, na Espanha (9.085 quilômetros).
Rafael Stein Santos, gerente institucional e jurídico da TCP, lembra que “em 2021 comemoramos a marca de 1 milhão de TEUs. Hoje, apenas três anos após este feito, atingimos 1,5 milhão de TEUs movimentados, um aumento de 50%, que demonstra a solidez e, acima de tudo, o profissionalismo da companhia e do time que fez isso acontecer. Especialmente neste último ano, em que o volume operado superou qualquer expectativa, o Terminal pode contar com a estrutura entregue pelos investimentos realizados nos últimos anos. O apoio da autoridade portuária, marinha e praticagem também foi essencial para este marco. Esperamos consolidar ainda mais a TCP e o Porto de Paranaguá nos próximos anos como um corredor de exportação e importação de referência para todo mercado global”.
A atualização do calado – que corresponde à distância entre o ponto mais profundo da embarcação (quilha) e a superfície da água – realizada pela Portos do Paraná, aliada às obras de derrocagem, que retiraram parte de uma formação rochosa que atrapalhava a navegação, traz mais segurança e produtividade para todo o complexo portuário.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, explica que o Porto de Paranaguá está apto a receber navios mais pesados, que realizarão manobras e operações com maior segurança e eficiência. “Também teremos a redução do tempo de espera para atracação e desatracação, o que gera uma vantagem financeira aos clientes, que podem operar um volume maior de mercadorias em uma única viagem de forma mais rápida”, explicou Garcia.
Nos últimos dois anos, a TCP aplicou mais de R$ 370 milhões em investimentos, que abrangeram a construção de uma subestação de energia, a expansão do número de tomadas para armazenagem de contêineres refrigerados (reefer), a modernização dos portões de acesso ao pátio de operações (gate) e das instalações do prédio de manutenção e reparo, assim como a aquisição de 11 novos guindastes pórticos sobre pneus (RTG) e 17 caminhões de terminal (TT).