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TCP espera agilizar movimentação com novo aplicativo.| Foto: Divulgação/TCP

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, lançou o aplicativo TCP GO, que visa agilizar o agendamento da entrada dos caminhoneiros no terminal, excluindo a necessidade da guia de agendamento impressa. Com uma média diária de 1,3 mil caminhões recebidos no terminal, a tecnologia irá otimizar os processos tanto para os usuários, quanto para a própria empresa.

Com o TCP GO, o motorista consegue abrir uma guia de agendamento digital, gerando um QR Code que será usado para acessar o terminal. O app também permite que o usuário acesse o seu histórico de visitas, receba notificações em tempo real sobre a situação do terminal e das rodovias, além de possibilitar que o caminhoneiro avalie o atendimento.

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Desenvolvido ao longo de um ano pela equipe de Tecnologia da Informação da TCP, o TCP GO faz parte do plano de inovação em tecnologia do Terminal de Contêineres de Paranaguá. Em 2022, por exemplo, a TCP se tornou o primeiro porto no Brasil licenciado a utilizar uma rede wireless privada LTE (Long Term Evolution - em português, "Evolução a Longo Prazo"). A tecnologia garante mais confiabilidade na operação, proporcionando benefícios para os clientes com mais segurança, menos risco de danos e melhor atendimento à carga.

A tecnologia LTE foi implementada adicionalmente à rede Wi-Fi para maior disponibilidade operacional. É a mesma utilizada nas redes celulares das operadoras, oferecendo alta velocidade, baixa latência e a mobilidade necessária à operação do terminal.

"O projeto LTE faz parte do plano de arquitetura de alta disponibilidade da infraestrutura para atender o grande volume de movimentações que o terminal realiza, atualmente superior a 1,1 milhão de TEUs, caracterizando a TCP como um terminal internacional de grande escala. Nosso objetivo é fazer com que a empresa ofereça o melhor e mais tecnológico sistema de contêineres da indústria", afirma o gerente de TI da TCP, Walter Maria Júnior.

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