Ouça este conteúdo
A TecnoSpeed, fundada em 2006 em Maringá, no Noroeste do Paraná, quer facilitar a vida das pessoas por meio da tecnologia. O resumo é: “Somos desenvolvedores, que desenvolvem software, para desenvolvedores de software desenvolverem mais software com menos esforço”. Com esse mote, a empresa espalhou seus serviços para todo o Brasil e também seu quadro de colaboradores por 14 estados em um modelo 100% remoto. Nada disso tirou um ambiente de trabalho excepcional, tanto que que TecnoSpeed se tornou mais uma vez — pelo segundo ano consecutivo — a melhor empresa para trabalhar no Paraná, na categoria Média Empresa, do Great Place To Work (GPTW) Paraná 2024.
Nos últimos anos, a organização vem se habituando a entrar nos rankings do GPTW. E não só no Paraná. A empresa é presença constante nas premiações nacionais. Em 2023, por exemplo, foi a segunda colocada nacional entre as Médias Empresas do setor de Tecnologia. E neste ano integrou a lista das 175 melhores empresas para trabalhar no Brasil.
“Claro que é gostoso ganhar, mas o principal é manter a melhoria contínua. Isso nos faz olhar o mercado, o negócio e nos comparar a outras empresas. E isso nos mantém sempre em vigília para não nos acomodarmos”, comenta a analista de Cultura e Clima Organizacional, Danila Paro.
E, de fato, a busca pelo melhor ambiente de trabalho é uma tarefa diária dentro da TecnoSpeed. Alguns elementos ajudam nesse processo, pois são muito claros e a todo momento colocados em prática: transparência, comunicação, confiança, flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Depois da pandemia da Covid-19, a empresa deixou de ser presencial para se tornar totalmente home office. O que aparentemente seria um grande desafio, mostrou-se mais simples, muito em função de um dos pilares acima, que é a confiança. Cada colaborador sabe o que precisa fazer e tudo muito bem alinhado com os gestores. “Não há microgerenciamento, há confiança. E assim ganhamos velocidade”, aponta Danila.
Transparência no plano de carreira e na comunicação
Isso só é possível também pela transparência com que a companhia comunica o plano de carreira, começando antes mesmo da contratação. Nesse momento já é apresentado ao futuro colaborador os topos de carreira. Ou seja, desde o início ele já conhece os caminhos que podem ser trilhados na TecnoSpeed.
Essa transparência permanece com o passar do tempo, especialmente nos momentos de promoção. “As expectativas são alinhadas com uma comunicação transparente. O gestor gerencia o orçamento e é responsável pelo plano de promoção. Ele vai decidir. Ele sabe quanto tem de orçamento no ano e vai definir como distribuir isso”, explica a analista de Cultura e Clima Organizacional da TecnoSpeed.
Assim como o plano de carreira, todas as outras questões da empresa são passadas de forma transparente e constante. Isso é ainda mais importante com colaboradores espalhados por 14 estados brasileiros. Se a reunião física é inviável — exceto em alguns poucos momentos —, a comunicação ganha uma atenção especial. Não só para comunicar, propriamente dito, mas também para engajar a equipe com mais de 200 pessoas.
Além das reuniões diárias, há encontros mensais e também uma maior, a cada quadrimestre. Nessa reunião maior, mesmo que online, a empresa mostra para onde está indo e o papel dos colaboradores nesse caminho. E tudo o que é falado fica acessível a todos. “A comunicação é muito bem documentada e entra na questão da transparência também. As informações estão acessíveis”, completa Danila.