Ouça este conteúdo
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, bateu dois recordes de produtividade em março deste ano. O primeiro foi o número de passagens de contêineres no gate (entrada e saída de veículos), com 42.322 acessando o terminal, 1.028 a mais que o recorde anterior alcançado em agosto de 2019.
A estrutura também viu o aumento de volume de contêiner reefer (contêiner com controle de temperatura). Foram 21.356 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) movimentados, número alcançado um mês após o último recorde do setor (20.810 movimentados). Quase 100% dos reefers utilizados no terminal são para o transporte de proteína congelada, sendo a maioria de frango (82%) e boi (12%).
Um dos fatores para o crescimento no número total de transações, segundo a TCP, foi a melhoria no sistema de agendamento, que agilizou o processo de atendimento. Outra mudança foi a implementação do aplicativo TCP GO, que levou mais praticidade aos motoristas e às transportadoras.
“A demanda de mercado aumentou e, na época, tínhamos duas pistas fechadas devido às expansões. Graças ao aperfeiçoamento do sistema e investimentos pesados em tecnologia, conseguimos superar a demanda e bater este recorde. Seguimos com obras nos gates para ampliar o atendimento”, diz o gerente de operações da TCP, Felipe de França.