O Porto de Paranaguá registrou movimentação recorde no Terminal de Contêineres, em abril. A TCP – empresa que faz a administração da área, contabilizou o fluxo de 85.926 TEUs (medida-padrão do volume de um contêiner) de cargas no último mês. Aumento foi de 18% em relação a março de 2020 e de 14% se comparado a abril de 2019. O número mostra que o Paraná vem ganhando mais espaço no mercado.
Em outubro do ano passado, o governo do estado inaugurou as obras do Terminal portuário, investindo R$ 550 milhões referentes a ampliações por 30 anos. O contrato prevê outros R$ 548 milhões até 2048, que aumentarão o potencial de operação em 66%, passando das atuais 1,5 milhão TEUs/ano para 2,5 milhões.
Além da infraestrutura marítima e do moderno parque de equipamentos, o Terminal conta com uma Plataforma Logística Integrada e única no Brasil: dois grandes armazéns dentro do terminal (um voltado para importações e outro para exportações), ramal ferroviário conectando diretamente o Terminal Marítimo a todas as bases multimodais do interior (capaz de operar quatro encostes com 42 vagões cada por dia) e, free buffers dedicados aos armadores para armazenagem de contêineres vazios com o objetivo de balancear e retroalimentar todo o sistema logístico, evitando transportes adicionais em Paranaguá.
Para Thomas Lima, vice-diretor comercial da TCP, o crescimento se deve, principalmente, a esse reposicionamento estratégico, que fez com que aumentasse a atratividade aos exportadores e importadores. O formato incrementou o volume das operações e converteu volumes de outros portos. Além disso, a oferta de linhas marítimas também foi ampliada.
"Estamos trabalhando para ser cada vez mais a primeira opção dos importadores e exportadores, conseguindo gerar benefícios aos armadores de modo que nos apoiem trazendo seus navios, ampliando assim as capacidades das rotas que oferecem através de Paranaguá", explicou.
O vice-diretor detalha o quanto esses novos recordes tendem a trazer benefícios para o estado. "Além de maior receita para o governo e município, esses números representam a competitividade do nosso estado da maneira mais ampla. Melhores condições logísticas reduzem os custos das indústrias e ampliam as fronteiras dos nossos produtos perante o mundo", finalizou.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast