Parque Tanguá é um dos principais pontos turísticos de Curitiba.| Foto: José Fernando Ogura/AEN
Ouça este conteúdo

O setor de turismo no Paraná cresceu 5,3% em novembro de 2022, na comparação com o mês anterior, o que ajudou na alta do setor de serviços como um todo, que ficou em 1,7%, a segunda mais alta do Brasil.

CARREGANDO :)

Além do crescimento mensal nas atividades turísticas, segundo melhor do país, atrás apenas de 7,4% do Rio Grande do Sul, o segmento cresceu 15,9% no comparativo com novembro de 2021 e 29,8% no acumulado de janeiro a novembro do ano passado. No acumulado dos últimos doze meses, o aumento foi de 29,1%.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Publicidade

De acordo com o IBGE, o turismo ainda se encontra 2,5% abaixo do patamar de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 9,6% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014 (média de todos os estados).

O resultado do setor de viagens ajudou a aumentar os indicadores dos demais comparativos do setor de serviços no estado: em relação a novembro de 2021, a alta geral foi de 3,6%; no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2022 versus janeiro a novembro de 2021), de 4,4%; e no conjunto dos últimos doze meses, de 4,6%. O setor de serviços engloba, além do turismo, transporte, hotelaria, academias, escolas de ensino, beleza, arquitetura, informática, técnicos especializados e telecomunicações.