Ouça este conteúdo
O Grupo Educacional Opet ampliou seus investimentos no ensino superior voltado ao conhecimento prático e inovador para o mercado de trabalho. Cerca de R$ 7 milhões estão sendo aplicados em tecnologia e na implantação de novos cursos.
São 37 graduações nas modalidades presencial e EAD, e 33 cursos de pós-graduação, com suporte de seis polos próprios pelo Paraná. Além da marca profissionalizante, o Centro Universitário UniOpet também vem reforçando sua posição dentro do sistema regional de inovação de Curitiba.
Na linha de desenvolvimento em inovação, o Grupo Opet aportou em 2021 um investimento anjo na startup curitibana How Bootcamps, que democratiza o acesso à educação em áreas de alta demanda. O aporte se destinou à ampliação do número de bootcamps cohorts – modelo centrado em comunidades, em que as pessoas aprendem, compartilham e aplicam no dia a dia suas descobertas em tempo real, incentivando outras pessoas a continuar evoluindo.
“Nossa experiência como investidor-anjo traz resultados quando aplicamos o smart money [investimento em conhecimento] em empresas relacionadas ao nosso tripé de inovação, mercado e digital. O projeto da How é bem aderente ao que fazemos como instituição de ensino. A empresa atua dentro do chamado lifelong learning [educação ao longo da vida], com a necessidade de formação e geração de competências”, afirma a presidente do grupo e reitora do UniOpet, Adriana Karam.
Expansão na oferta acadêmica
Em 2021, o UniOpet iniciou uma importante expansão para a oferta de cursos da área da Saúde, aumentando sua relevância na comunidade paranaense. De acordo com Adriana, foram implantados os cursos de Psicologia e Medicina Veterinária, e o curso de Odontologia está em processo de aprovação pelo Ministério da Educação (MEC).
Outro destaque da instituição, inaugurado no segundo semestre de 2022, é o Espaço da Saúde, no Campus Rebouças. Tecnológico e funcional, o novo complexo de laboratórios e salas de atendimento do UniOpet é voltado às práticas de Medicina Veterinária, Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição, Estética e Cosmética. O espaço é destinado à capacitação de pessoal, adequações na infraestrutura física e construção de laboratórios. O investimento permite que a comunidade acadêmica receba atendimento clínico de profissionais e estudantes. Em 2023, a população também será atendida em consultas marcadas.