O campus Ecoville da Universidade Positivo recebeu três pontos de recarga para veículos elétricos, elevando o número total de eletropostos em Curitiba para mais de 60. A instalação na UP ocorre a partir de uma parceria entre Estapar e Zletric e os pontos estão localizados nos estacionamentos do Bloco do Bosque (E5), da Pós-Graduação (E8) e do Viasoft Experience (E10).
O serviço de recarga elétrica está disponível tanto para a comunidade acadêmica quanto para visitantes. Segundo a gerente administrativa da Universidade Positivo, Eunice Alcantara, essa iniciativa reforça o compromisso da instituição em fomentar ações de sustentabilidade no campus.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
“Ao oferecer uma alternativa aos combustíveis fósseis, a instalação desses pontos de recarga contribui para a redução de ruídos e incentiva a adoção de práticas ambientalmente mais responsáveis, alinhadas com o atual movimento de transformação da sociedade”, explica.
Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo Zletric, disponível gratuitamente para Android ou iOS. Após o cadastro, os usuários devem adicionar créditos via PIX ou cartão de crédito, conectar o cabo da estação ao veículo e iniciar o carregamento pelo código QR disponível no ponto de recarga.
Ao longo de 35 anos, a Universidade Positivo vem investindo em práticas sustentáveis como um dos pilares fundamentais da operação. Esse compromisso resultou no reconhecimento do campus sede da UP como um dos 100 campi mais sustentáveis do mundo, de acordo com o ranking de sustentabilidade da UI GreenMetric de 2019. As iniciativas abrangem desde a destinação correta de resíduos até o consumo consciente de água e energia, incluindo a utilização de uma usina fotovoltaica responsável por parte da demanda energética da universidade.
Em outubro, o vice-prefeito Eduardo Pimentel assinou um decreto que prevê a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos, com o objetivo de incentivar a eletromobilidade e reduzir a emissão de carbono na frota. Esse decreto reforça o pacto assumido por Curitiba no Acordo de Paris, no qual a cidade se compromete a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Paraná possui mais de 1,6 mil carros elétricos, com a maior parte deles em Curitiba, totalizando 882 veículos e representando 54,41% da frota do estado. O Paraná é o segundo estado do país com a maior frota de veículos elétricos, correspondendo a 11,3% do total, ficando atrás apenas de São Paulo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião